Transtornos Compulsivos em PETS

Seu cachorro lambe as patas ou alguma parte do corpo continuamente? Isso pode ser compulsão.

Os transtornos compulsivos são ações repetitivas e constantes, sem nenhum propósito aparente que, comuns aos cães com  comportamentos de estresse, ansiedade e frustração ( essa conclusão não substitue o diagnóstico veterinário, nem está descartado doenças sistemicas e da derme do animal).

Livres de enfermidades da pele, do pelo ou quaisquer doenças, é recomendado oferecer aos lambedores, tratamentos comportamentais de dessensibilizaçao, de manejo do cão para identificar situações de estresse, treino que associe gradativamente o fator ou até mesmo, novidades no ambiente e situações de relaxamento para o cão.

Nossa que trabalho!!! Não pense assim!

Se seu cão se lambe horas, incessantemente... ele pode não estar bem!!!

O treinamento deve ser feito de forma coerente entre o animal e o proprietário, com ajuda da família, ou de todos que convivem com este para maior eficácia do tratamento. O tutor deve aplicar punição adequadamente, de preferência não interativa e elogiar em momentos adequados, . A distração, como um barulho para tirar o cão da situação também deve ser feita sem interatividade, pois muitas vezes esses comportamentos são desencadeados por uma busca de atenção por parte do animal. E entenda: é de extrema importância um
enriquecimento ambiental feito com comidas ou brinquedos educativos e atividade física adequada para o gasto de energia diário e um melhor
bem-estar para o cão.

Há uma infinidade de brinquedos próprios para essas situações e tantos que podem ser feitos com materiais baratos, como garrafas PET recheadas com alimento, por exemplo. Indicamos também, a ida a creche para que eles interajam e os passeios.

Sobre Lais

Lais Cauner é comportamentalista canina, adestradora e tutora de 5 caes. Socia proprietaria da loja virtual " Eu & Meu Bicho" e Consteladora Familiar para Pets ( Constela Cão)