Saiba identificar pelo rótulo o único colágeno no Brasil com alegação para a saúde da pele aprovado pela Anvisa

Saiba identificar pelo rótulo o único colágeno no Brasil com alegação para a saúde da pele aprovado pela Anvisa

Suplementos alimentares que comprovadamente auxiliam na saúde da pele trazem detalhes nas embalagens facilmente identificáveis pelo consumidor

 

O consumidor olha para a prateleira, vê uma série de produtos e surge a dúvida: como saber se um suplemento alimentar com colágeno terá uma ação comprovada para a beleza e saúde da pele? Com as inúmeras opções no mercado, essa escolha pode parecer cada vez mais difícil.

 

Alguns detalhes dos rótulos dos produtos, porém, podem ajudar, explica Sandra Lucchetti, coordenadora de Marketing e Comunicação da GELITA para a América Latina. "Para o consumidor que busca suplementação alimentar, nem sempre é fácil diferenciar um colágeno específico, com comprovação de resultados, de um com menor eficácia. Muitas vezes, ele vai escolher um produto por indicação ou porque fez uma pesquisa rápida na internet. O rótulo poderá ajudar a tirar muitas dúvidas, basta saber onde encontrar as informações", afirma.

 

De acordo com a especialista, empresas que fabricam esses suplementos têm prazo até dezembro para se adaptarem a essas regras de rotulagem, mas parte já se adaptou à normatização. Ela fez uma lista com algumas dicas para identificar o melhor colágeno para a saúde da pele pelo rótulo de um suplemento alimentar. Veja a seguir:

 

1) Procure a frase ‘auxilia na manutenção da saúde da pele’

Suplementos alimentares com colágeno aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) são autorizados a utilizar, nos rótulos, essa alegação "auxilia na manutenção da saúde da pele". "A Anvisa reconhece a segurança e a eficácia funcional de peptídeos bioativos de colágeno específicos, que atuam preferencialmente nas células da pele, validando uma série de conclusões já alcançadas pela comunidade científica global, de que os colágenos não são todos iguais", diz Lucchetti.

Outras versões que podem aparecer no rótulo do produto: "Os peptídeos bioativos de colágeno hidrolisado com peso molecular médio de 2 kDa auxiliam na manutenção da saúde da pele".

 

2) Pesquise o ingrediente específico

Como nem todos os colágenos são iguais, saber qual tipo de proteína se está consumindo é importante. No rótulo, é possível identificar qual o nome do colágeno usado no suplemento. "Uma dica para o consumidor é anotar os nomes dos colágenos e pesquisar na internet a eficácia de cada um. Atualmente, o único colágeno com alegação comprovada pela Anvisa para a saúde da pele são os ‘peptídeos bioativos de colágeno com peso molecular médio de 2 kDa’, a descrição técnica da marca VERISOL®", afirma Lucchetti.

 

3) Veja a quantidade recomendada por porção

Para saber a quantidade diária recomendada do colágeno, procure no rótulo ou na tabela nutricional. Mais uma vez, o colágeno aprovado pela Anvisa terá uma dose específica: para o público ‘maiores de 19 anos’, o consumo recomendado é de 2,5 g / dia.

 

4) Confira se o produto diz ‘suplemento alimentar de proteína’

A denominação "Suplemento Alimentar de Proteína" não indica, necessariamente, que o produto tem colágeno aprovado pela Anvisa, explica a especialista. "Se o suplemento for constituído apenas por colágeno, o rótulo deve ter alegação de ‘fonte de colágeno’. Para produtos com colágeno e outros constituintes, e com teor mínimo de 8,4g de proteína por porção aí sim eles podem ser chamados de suplementos de proteína’", explica a representante da GELITA.

 

5) Informe-se sobre a marca de colágeno utilizada no produto

Atualmente, a marca VERISOL® é a única aprovada no Brasil como substância bioativa com benefícios comprovados para a manutenção da saúde da pele. Os peptídeos bioativos de colágeno hidrolisado VERISOL® são produzidos pela GELITA, empresa multinacional alemã líder de mercado e pioneira nos estudos com colágeno. Sua tecnologia é exclusiva e patenteada, com benefícios e eficácia comprovados por estudos científicos.

Sobre a GELITA

A GELITA é líder na fabricação e fornecimento de gelatina e colágeno. Com sede em Eberbach, Alemanha, possui três unidades no Brasil - Cotia (SP), Mococa (SP) e Maringá (PR). Presente nos cinco continentes, a empresa fornece para clientes ao redor do mundo produtos da mais alta qualidade, profundo conhecimento técnico e soluções inovadoras. Com mais de 140 anos de história, mais de 20 sites em todo o mundo e uma equipe altamente especializada, está inserida em nosso dia a dia em diversos produtos. O longo histórico de inovação é um dos principais diferenciais da empresa familiar que busca continuamente por novas soluções para os segmentos de alimentos, farmacêutico, saúde e nutrição e aplicações técnicas.



Voltar