Este ano, mais duas estrelas apareceram em território tcheco. É a distinção que o guia Michelin oferece aos mais destacados restaurantes da gastronomia mundial. Essas estrelas estão na capital, nos restaurantes Praga Field e o La Degustation Boheme Bourgoise.
Os chefs de ambos os restaurantes estão orgulhosos e compartilham suas impressões ao receber esta distinção nestes tempos:
Segundo o chef do Field, Radek Kašpárek, este reconhecimento confirma que a empresa conseguiu sobreviver a um período difícil e manteve a sua qualidade. Oferecendo aos comensais momentos únicos, apesar das circunstâncias.
Radek é um grande fã da culinária moderna, com ênfase na apresentação direta e simplista dos ingredientes. Ela não tem medo de servir sabores fortes e gosta de surpreendê-lo com suas versões de pratos já conhecidos.
Por sua vez, o chef Oldřich Sahajdák, do restaurante Degustation Boheme Bourgoise, reconhece que a estrela alcançada graças ao trabalho em equipe dos funcionários do restaurante.
Oldřich é conhecido por seu estilo de cozinha histórico, suas inspirações vêm de pratos do antigo império austro-húngaro misturados com técnicas modernas para oferecer pratos que surpreendem seus clientes.
Por sua vez, o diretor da Michelin International Guides destacou:
"Praga oferece algo para todos e a crescente seleção de restaurantes amplia sua dinâmica cena culinária. Muitos desses restaurantes estão localizados fora do centro da cidade: estabelecimentos modernos que refletem o espírito moderno de Praga, respeitando as tradições culinárias do país."
Por outro lado, duas novas qualificações Bib Gourmand foram concedidas, adicionadas à seleção destacada anteriormente:
O Eatery é um restaurante descolado de estilo industrial com uma grande bancada de cozinha, com chefs experientes que servem um menu diário de cozinha tcheca sazonal bem preparada e fácil de comer.
O Dejvická 34, de Tomáš Černý, é um lugar acolhedor e entusiasmado no bairro ao norte do rio, onde o chef-proprietário apresenta ingredientes importados de alta qualidade em pratos italianos e tchecos robustos e saborosos.
Na Kopci, Divinis e Eska matem seus prêmios Bib Gourmand.
Praga ganhou uma estrela Michelin pela primeira vez em 2008, quando o restaurante Allegro do Four Seasons Hotel e seu chef Andrea Accordi estabeleceram o padrão internacional em solo tcheco.
Em 2009, a estrela chegou ao Hilton Hotel do chef britânico Gordon Ramsay, mas desapareceu antes do anúncio do prêmio. O Alcron deteve a estrela desde 2012, antes de perdê-la em 2018. No total, cinco restaurantes de Praga conquistaram a estrela até agora.
Voltar