Lançamento da 5ª edição da Fenatruta será em Urubici na quarta-feira

A 5ª edição da Fenatruta - Festival Nacional da Truta - será lançada oficialmente em Urubici, na Serra catarinense, nesta quarta-feira (01/09), às 11h, com a participação de autoridades, empresários, chefs de cozinha e jornalistas. O Festival reúne 14 estabelecimentos de gastronomia, pousadas, vinícolas e operadores de turismo de Urubici, Bom Retiro e Bocaina do Sul.

A abertura ocorre no Café Restaurante - Morro do Campestre, onde estarão os outros restaurantes, bistrôs e bares envolvidos no Festival. Cada um deles irá oferecer pratos, petiscos e iguarias baseados na truta. Depois do lançamento, a partir de 3 de setembro o Festival acontece nos estabelecimentos das três cidades e termina em 3 de outubro.

Além do atrativo gastronômico, as condições naturais, geográficas e culturais fazem da Serra um dos principais destinos turísticos do Sul do país. A hospitalidade dos moradores e a qualidade dos vinhos de altitude são atrações da região, além das pousadas, muitas delas nos cânions, próximas das cascatas, com passeios a cavalo e com contato direto com a natureza.

Não por acaso, as três cidades do evento oferecem serviços de alta qualidade, com hospedagem, alimentação, agenciamento de transportes e espaços para compras. Elas estão localizadas a meia distância entre Florianópolis, Lages, Tubarão e Criciúma - o acesso é outra atração, pela beleza das estradas nas serras do Rio do Rastro e do Corvo Branco. Por isso, a região tem recebido tantos turistas, aquecendo a economia local.

Foi neste cenário que a truta, peixe de água doce, rico em ômega-3, bem adaptado a regiões montanhosas, ganhou status de produto nobre. Depois de Minas Gerais, Santa Catarina é o Estado que mais produz truta. A produção local cresceu 30% nos últimos sete anos, conforme dados da Associação Catarinense de Truticultores (Acatruta).

A Fenatruta é uma realização da Associação de Pousadas e Hotéis de Urubici e Bom Retiro (Pouserra), que reúne mais de 70 associados. O Sebrae/SC é, novamente, correalizador do evento, que conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Urubici. As seguintes empresas são as patrocinadoras: Belo Peixe, Suzin Vinhedos e Vinhos Finos, Vinícola Serra do Sol, Hospedaria Refúgio do Invernador, SOS Distribuidora de Alimentos, Serra Bela Hospedaria Rural, Vinícola Pericó, Vinícola Leoni Di Venezia, Urupema Vinhos De Altitude e Vinícola Thera.

Com o atual cenário da pandemia, o Festival seguirá todos os cuidados e protocolos de saúde para manter a segurança dos participantes.

RESTAUTANTES E OS PRATOS QUE CADA UM ELABOROU

Armazém Vale Das Montanhas (Quiche de truta da montanha)

Bodegão Da Serra (Rondelli de coalhada da Serra com truta defumada)

Casa Negra Trutaria (Truta Mediterrâneo)