A Chamada Transnacional Conjunta Sustainable Blue Economy Partnership 2023-2024 quer impulsionar a economia azul até 2030, criando condições para um oceano sustentável até 2050. As inscrições vão até 14 de abril. A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) lançou um suplemento e vai investir R$ 600 mil no apoio a projetos catarinenses que foram previamente selecionados.
Em Santa Catarina, a Fapesc vai apoiar até dois projetos de pesquisa que abordem esta temática. “Participar de programas internacionais é uma das atribuições da Fapesc”, afirmou o presidente da fundação, Fábio Wagner Pinto. “E esta chamada é voltada para um tema importante e atual, a sustentabilidade dos oceanos”.
As inscrições vão até 13 de setembro no edital suplementar da Fapesc. “Apenas quem tiver sua proposta aprovada ou recomendada pela Chamada Transnacional Conjunta poderá disputar o financiamento da Fapesc”, explicou Pedro Alexandre Valentim Neto, Coordenador de Projetos – Cooperação Internacional.
O objetivo da chamada é apoiar projetos colaborativos de pesquisa e inovação que abordem uma das cinco áreas prioritárias: planejamento e gestão de usos do mar em nível regional; desenvolvimento de infraestruturas marinhas offshore multiuso, para apoiar a economia azul; alimentos azuis neutros para o clima, ambientalmente sustentáveis e eficientes em termos de recursos; transição verde da produção de alimentos azuis; casos de teste de Gêmeos Digitais do Oceano (Digital Twins of the Ocean – DTOs) nas bacias marítimas da União Europeia e no Oceano Atlântico.
Para disputar os recursos da Fapesc, o proponente precisa ter titulação mínima de doutor e vínculo formal com alguma Instituição de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTI) do Estado.
Clique aqui para ter acesso ao edital
Foto: Imagem da Praia da Armação, em Florianópolis. Crédito: Felipe Carneiro/Secretaria de Turismo
Voltar