
Estilo marcante, alta concentração e rastro duradouro tornam esse tipo de perfume um fenômeno entre brasileiras nas redes sociais
Luxuosos, intensos e com um rastro inconfundível, os perfumes árabes deixaram de ser segredo nichado e se tornaram a nova sensação da internet, especialmente entre os jovens da geração Z. Com vídeos virais nas redes, embalagens dignas de joalheria e notas marcantes como o Oud e o Âmbar, considerados verdadeiros “tesouros” da perfumaria, esse tipo de perfume tem conquistado cada vez mais espaço no coração (e no nécessaire) das brasileiras.
De acordo com dados da Circana, empresa global de data tech para análise do comportamento de consumo, o mercado de fragrâncias árabes no Brasil movimentou mais de R$ 20 milhões em 2024 — um salto impressionante de 380% em relação ao ano anterior. Mesmo representando menos de 1% do universo de fragrâncias internacionais no país, o segmento já se destaca como uma tendência em ascensão, impulsionada por sua alta performance olfativa, apelo visual e presença cada vez mais forte nas redes sociais.
A popularidade nas redes sociais, especialmente entre a geração Z, também tem impulsionado esse crescimento. Mais de 61 mil conteúdos com a hashtag #perfumearabe já foram publicados, tornando essas fragrâncias um verdadeiro fenômeno digital, com destaque para vídeos virais no TikTok em toda a América Latina.
Outro fator importante é o apelo visual. As embalagens luxuosas, com arabescos e detalhes dourados, têm conquistado consumidores nas vitrines físicas que hoje concentram mais de 90% das vendas desse tipo de perfume no Brasil. A média de preço das fragrâncias árabes é de R$ 345, com opções variando entre R$ 120 e R$ 2.000.
“As fragrâncias árabes, conhecidas por sua intensidade e duração, têm se destacado como uma escolha cada vez mais popular entre os consumidores brasileiros. Essa categoria entrega exatamente o que o público nacional valoriza: perfumes marcantes com maior durabilidade. Nos últimos dois anos, vimos essa tendência ganhar força globalmente, e no Brasil, ela encontrou terreno fértil. A mulher brasileira, em especial, busca fragrâncias memoráveis, o que torna os perfumes árabes um verdadeiro match com esse perfil.”, explica Ana Seccato, diretora comercial da Circana.
A tendência não passou despercebida pelas grandes marcas ocidentais. Nomes como Tom Ford, Jean Paul Gaultier e Tory Burch têm lançado fragrâncias inspiradas no Oriente Médio, incorporando notas como canela, incenso, sândalo e oud, além de formarem parcerias com influenciadores árabes para ampliar seu alcance global.
“Com apelo sensorial, visual e digital, as fragrâncias árabes têm tudo para continuar expandindo sua presença no Brasil, abrindo novas oportunidades para o varejo e a indústria da beleza”, finaliza Ana.
Sobre a Circana
A Circana é uma empresa global de data tech para análise do comportamento de consumo. A companhia conta com a Liquid Data®, uma exclusiva plataforma de dados que atualmente é a mais avançada do mundo para monitorar o comportamento do consumidor. Dessa forma, a Circana proporciona aos seus clientes ampla eficiência de entendimento de mercado e permite decisões melhores e mais assertivas. Com profundo conhecimento especializado e entendimento por completo do consumidor, a companhia transforma a complexidade em clareza e oferece dados que ajudam cerca de 7 mil das principais marcas e varejistas do mundo a agirem estrategicamente e impulsionarem seus negócios. Saiba mais em www.circana.com.
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