
Ferragamo renova o diálogo entre moda e natureza com uma coleção cápsula dedicada à beleza do planeta
A frase de Salvatore Ferragamo, “A natureza cura toda ferida quando lhe é dada liberdade”, inspira o conceito da coleção cápsula Back to Earth. Já na década de 1940, o fundador da marca explorava materiais inovadores, reciclados e de origem natural, como palha, cortiça e cânhamo, antecipando o diálogo entre moda e sustentabilidade.
Comemorando a beleza regenerativa do nosso planeta, Ferragamo apresenta uma coleção de Ready-to-Wear e acessórios que prioriza materiais de origem natural e produção 100% italiana. O resultado é uma fusão entre ética e estética, entre função e forma — uma coleção feminina e masculina que alia design e artesania, reafirmando o compromisso da marca com um luxo mais consciente e respeitoso.
A reflexão conceitual iniciada pela Ferragamo com a exposição Sustainable Thinking, em 2018, amadurece com a coleção Back to Earth. Mais do que uma coleção, trata-se de uma jornada emocional e sensorial pelos materiais, pelas cores e pelo território italiano — elementos tão preciosos à marca. Um legado vivo que reflete como a herança criativa do fundador continua a inspirar as escolhas atuais. Durante o período de autarquia, quando a escassez de matérias-primas nobres como o couro exigiu soluções alternativas, Salvatore Ferragamo inovou ao utilizar materiais naturais, transformando a necessidade em uma oportunidade para a pesquisa e a criatividade. Uma intuição que não apenas definiu seu estilo, como também antecipou uma abordagem mais responsável e progressista para a moda.
As peças de Ready-to-Wear são confeccionadas em algodão e seda, enquanto os acessórios utilizam couro curtido com extratos vegetais. Os tecidos recebem tingimentos e estampas obtidos a partir de pós minerais, como mármore, pigmentos de terra natural e carvão vegetal. O algodão, por sua vez, é totalmente proveniente de cadeias produtivas italianas, com plantações localizadas na Apúlia e na Sicília.
A cápsula também apresenta uma versão do icônico modelo de sapatilha Ferragamo, com cabedal em couro vegetal e sola de borracha natural. Outro destaque é a releitura da bolsa Hug, concebida durante o primeiro Ferragamo Circularity Hackathon — iniciativa que reuniu 60 jovens talentos da marca para repensar seus produtos icônicos sob uma perspectiva circular. Esta edição limitada da Hug é feita com couro de origem italiana, curtido com extratos vegetais e processado em fábricas que seguem os mais altos padrões ambientais e sociais, com certificação LWG Gold. Os recortes da bolsa foram aproveitados para criar pingentes florais, enquanto o compartimento interno, reversível, removível e intercambiável, é feito de seda com forro em algodão, ambos certificados como orgânicos.
Inspirada na histórica sandália Kimo, criada por Salvatore Ferragamo em 1951, o design da nova Hug reflete a ideia de versatilidade e personalização. Assim como a Kimo era vendida com meias intercambiáveis para diferentes ocasiões, a Hug também se transforma e se adapta a quem a usa.
"Back to Earth é nossa primeira cápsula dedicada à Terra. Inspirados pela harmonia entre o ser humano e a natureza, fundimos inovação e herança, beleza e funcionalidade, promovendo um diálogo sincero rumo a uma moda mais próxima do bem-estar das pessoas e do planeta que nos acolhe." – diz James Ferragamo, Diretor de Transformação e Sustentabilidade da Salvatore Ferragamo.
A coleção estará disponível a partir de 22 de abril de 2025, Dia Mundial da Terra, no site da Ferragamo e em uma seleção exclusiva de 26 boutiques na Itália, França, Reino Unido, Estados Unidos, México, Brasil, Japão, China, Coreia do Sul, Hong Kong, Taiwan e Emirados Árabes Unidos.
As embalagens exclusivas da coleção refletem os valores da marca, utilizando papel de florestas geridas de forma responsável e 100% reciclado, além de algodão e madeira reaproveitados — demonstrando que luxo e responsabilidade podem, sim, caminhar lado a lado.
Voltar