Deca: cozinhas para inspirar

Espaços de criação, reflexão, interação. As cozinhas foram ampliando sua função de integração com o nosso eu e com o outro ao longo dos anos e, neste período tão delicado na vida humana, ajudou a nutrir mente e corpo com o cuidado que tanto se necessita.

Assim, a praticidade, a segurança no preparo e higienização dos alimentos, além da funcionalidade aliada a estética, se tornaram parceiros importantes no dia a dia de quem fez do ato de cozinhar um momento de novas experiências.

Para inspirar novos cenários para este ambiente tão vivo da casa, a Deca traz sugestões de projetos que integram a edição 2020 de JANELAS CASACOR pelo Brasil.

 

JANELAS CASACOR BRASILIA

As arquitetas Gabriella Chiarelli e Marianna Resende da Lez Arquitetura criaram o wine bar Espaço Hygge + BRB Card, ambiente pensado para este momento de respiro na nova rotina gerada pela quarentena. Um local de passagem com potencial de intensificar a sensação de acolhimento a partir do uso das cores, texturas e iluminação. 

Aconchegante, o espaço é inspirado no conceito dinamarquês Hygge, baseado em aproveitar os prazeres simples da vida, que nos trazem a sensação de conforto e bem-estar.

Na bancada em ilha com bordas arredondadas, revestida por uma cerâmica do tipo "brick" na cor branca, criou-se uma atmosfera afetiva graças ao acabamento quase artesanal. Nela, a torneira de mesa com filtro para cozinha Twin (1140.BL.MT) na cor Black Matte garante água pura e praticidade de um produto dois em um, juntamente com ao design funcional da cuba Deca Wish 40 (CC.610.40.STD.INX) em inox, que possui proteção bactericida e antirruído.

 

JANELAS CASACOR CEARÁ

Beatriz Miranda traz para o ambiente Sabores da Vida uma proposta maior do que o preparo de alimentos. A cozinha, espaço central da casa, ganhou mais calor humano com a maior convivência, troca de experiências e união familiar. O ambiente, integrado à casa de forma aconchegante, traz acabamentos e texturas que promovem acolhimento. O design está presente no mobiliário que acomoda objetos pessoais e de cozinha e abraça a geladeira, na bancada da pia e no cantinho de refeições. 

Sob a bancada, o trio de produtos Deca deixa tudo mais convidativo, com um tempero estético e funcional. Os cuidados com a saúde e a praticidade se fazem presentes no Monocomando com filtro para cozinha Twin em Black Matte (2240.BL.MT), uma solução completa que garante água pura e a facilidade na escolha da temperatura quente ou natural, em um único comando. Já a Cuba de cozinha Deca Wish 40 (CC.610.40.STD.INX) em inox traz um toque de sofisticação em composição com a Calha organizadora de cozinha (AC.200.45.ORG.INX), acessório moderno e funcional que contribui para organização das louças na bancada.

 

JANELAS CASACOR ESPÍRITO SANTO

Leticia Finamore assina o Coração da Casa, um espaço multifuncional que representa o centro de um refúgio para receber, trabalhar, se conectar e até mesmo descobrir novos talentos. Assim, os ambientes de living, relax, gourmet, home office, por meio de escolhas de materiais naturais com texturas diferenciadas, demandam emoções, percepções e sensações, e traduzem o conceito do minimalismo. 

Na área gourmet, uma cozinha acolhedora e multifuncional recebe a Cuba de cozinha Dream (CC.630.50.STD.SN), no sofisticado acabamento Estanho, e o Monocomando de mesa para cozinha Spin (2270.BL72.MT), que mistura o design clássico com as exigências da cozinha atual, somando praticidade para o uso diário.

 

JANELAS CASACOR MINAS GERAIS

A Cozinha do Barista de Cynthia Silva e Estúdio Mineral, espaço que pode ser usado para uma série de conteúdos sobre a gastronomia e o café, reflete a identidade da cozinha mineira, fazendo um resgate de sua história a partir de uma leitura contemporânea. 

Elementos como o cobre presente nas panelas e na coloração da Cuba de cozinha Dream (CC.630.50.STD.CU), remetem às memórias afetivas deste espaço de construção de laços e troca de experiências. Com suas formas arredondadas e suaves, o Monocomando de mesa Spin (2270.BL72.MT) em Black Matte concentra a mistura ideal do design clássico com o atual, facilitando a escolha de temperatura quente ou natural.

Paula Guimaraes retrata no espaço Viva Cozinha, um lugar onde as pessoas podem redescobrir prazeres possíveis durante a quarentena. Nele, a vivacidade pulsante aguça os sentidos e oferece acolhimento. 

A harmonia convidativa no uso de fibras, a forte presença do verde nas paredes e vasos, e as prateleiras com potes recheados de sementes, temperos e especiarias, alimentam os olhos e a alma. Na ilha central, destaque para a Cuba de cozinha dupla Deca Wish 50 (CC.610.50.STD.INX) em inox e o Monocomando para cozinha Gourmet (2280.C), que oferece conforto e facilidade no uso diário, com o flexível de longo alcance que direciona o fluxo da água.

 

JANELAS CASACOR SÃO PAULO 

O projeto Cozinha Canvas Deca, de Murilo Lomas, parte de uma premissa muito simples e objetiva: aplicar soluções variadas dentro de uma seleção de materiais enxuta e bem definida, fazendo uso criativo e inteligente. Nesse projeto, o frescor vem justamente de experimentar as possibilidades inovadoras de um mesmo material, valorizando suas características.

A constante preocupação do projeto em oferecer mais praticidade para este momento em que os dias parecem tão repetitivos pode ser percebida na escolha de um arsenal de soluções muito oportunas. Um exemplo é o conjunto Cuba de Embutir para Cozinha de ferro fundido (L.1671.17) branco e Monocomando de mesa com filtro para cozinha Twin Colore (2241.INX.PT) em acabamento cromado e preto - ambos da Deca. Enquanto as duas cubas usadas no projeto oferecem amplos bojos, ideais para grandes famílias ou reuniões com amigos, o monocomando com tecnologia Carbon Block elimina impurezas e até 75% do cloro, mantendo apenas o flúor e sais minerais necessários, o que torna a água mais pura para o consumo. Outra solução que faz o dia a dia fluir com mais facilidade é a Calha organizadora de cozinha (AC.200.75.ORG.INX) em inox, uma forma intuitiva e eficiente de usar os espaços de bancada.

 

Érica Salguero apresenta o Tempero da Vida, espaço que traz uma reflexão sobre o novo morar com uma cozinha gourmet montada no interior de um contêiner. Compacto e com design moderno, o ambiente foi projetado para uma família tradicional que preza pelo conforto e comunhão.

Protagonista do projeto, a ilha central é a grande responsável pela integração e otimização do espaço. Sem bloquear a visão, ela permite uma melhor interação e ainda tem a função de bancada de apoio para refeições e reuniões rápidas. Destaque para a praticidade da Cuba de cozinha dupla Deca Wish 55 (CC.610.55.DUO.INX) feita em Inox e do Monocomando de cozinha Gourmet (2280.BL.MT) em Black Matte, que oferece conforto e facilidade no uso diário, com flexível de longo alcance que direciona o fluxo da água.

 

O espaço Simplicidade de Brunete Fraccaroli é uma cozinha de estar integrada, marcada pelo minimalismo e funcionalidade. Envolvida pelas nuances do branco, formas e texturas suaves, traz um sofá que integra uma área de convivência para receber amigos. A bancada reúne a estética limpa e funcional da Cuba de cozinha Deca Wish 40 (CC.610.40.STD.INX) e da Torneira de mesa para cozinha Start (1167.C11).

No Espaço Sagrado, de Claudia Alionis, o ambiente é dividido em hall de entrada e cozinha. Nele, o convite para purificação acontece a cada chegada. O neon com o escrito "Purifique sua Alma" incentiva os visitantes a pensar sobre a necessidade de deixarmos todas as energias negativas para o lado de fora, retirando toda a "sujeira" da nossa aura para, então, alcançarmos mais leveza e equilíbrio.

A cozinha deu vazão à estética minimalista e funcional da Cuba dupla Deca Wish 55 (CC.610.55.DUO.INX) e do Monocomando de mesa para cozinha Flex Plus (2250.C). O metal traz arejador articulado que permite economia de água e, ao mesmo tempo, um direcionamento do jato na utilização do produto.

 

O projeto "Pra que mais?" de João Armentano foi pensado para os dias atuais, onde as pessoas precisam mais do que conforto, segurança e comodidade da sua casa, necessitam também que a moradia traga versatilidade para adaptar-se conjuntamente ao trabalho e aos novos modos de viver. Assim, na proposta de espaço contemporâneo, conciso e muito bem organizado, cada escolha foi idealizada para o amplo conceito que o "morar" exige hoje.

Essa versatilidade se estende na definição de itens para cozinha, como a Cuba Quadratta 40 (CC.600.40.STD.INX) e o Monocomando de mesa com filtro para cozinha Twin Click (2240.BL.CLICK.MT). O metal é uma solução completa que garante água pura e facilidade na escolha da temperatura quente ou natural em um único comando. Com acionamento click localizado no topo da peça, ainda torna mais simples a liberação do fluxo da água, que pode ser feita também com um simples toque do braço.

 

JANELAS CASACOR SANTA CATARINA 

Em busca de maior claridade e luminosidade no interior da casa, Natalia Xavier apostou no estilo escandinavo, com uso de elementos funcionais e básicos na Cozinha Nórdica Deca. O ambiente se destaca pela funcionalidade, simplicidade e minimalismo, com uma paleta de cores neutras como branco, tons de cinza e bege, além da madeira. O espaço representa os valores da frase "menos é mais", emprestada de Mies van der Rohe.

Para atender às necessidades dos novos tempos, apresenta uma bancada de higienização que une design e praticidade. A Cuba de apoio quadrada branca (L.313.17) da linha Jader Almeida traz um desenho atemporal e singular, em conjunto com a linha Deca You que possibilita a personalização do monocomando. No projeto, o Monocomando de mesa Click (1291.BL99.MT) e Acionamento Flat (4992.BL99.MT.02) ambos em acabamento Black Matte garantem mais praticidade. A bica controla a vazão e a mistura de água na temperatura natural e quente, possuindo ainda acionamento frontal por meio de um botão click, que permite que o usuário consiga abrir ou fechar o fluxo de água com o braço, sem a necessidade de contato das mãos.

Na cozinha, mais funcionalidade também com o uso da linha Deca You. O Monocomando de mesa curvo com acionamento Flat (2292.C.02) no cromado oferecem a possibilidade de instalação dos itens separados, em qualquer ponto da bancada, e reúne soluções muito práticas para o cotidiano na cozinha. A bica curva dispõe de dois tipos de jatos que se adequam às diferentes necessidades do dia a dia: um jato mais concentrado que ajuda nas limpezas localizadas e mais pesadas, e outro mais suave, ideal para lavagens delicadas como de frutas e legumes. Esse tipo de bica ainda conta com ducha removível que pode ser alongada, permitindo levar e direcionar o jato de água para onde desejar. A Cuba de cozinha Deca Wish 50 (CC.610.50.STD.INX) soma estética à bancada com linhas precisas e modernas. 

Na Casa Freijó, de Michael Zanghelini, o conforto e as tonalidades do freijó natural dominam o espaço, que é todo revestido de madeira e recheado de memória e arte. Sensorial, foi pensada para desacelerar, como em um encontro com a tranquilidade da natureza em suas texturas e cores.

Na cozinha, o minimalismo e a praticidade da dupla de monocomando e cuba Deca em inox. Em design clean e funcional, a Cuba de cozinha Deca Wish 50 (CC.610.50.STD.INX) incorpora uma leitura contemporânea à bancada, em combinação com a Bica de mesa curva para cozinha Deca You (1292.INX99) e acionamento Joystick (4992.INX99.03).

 

 

JANELAS CASACOR PERNAMBUCO

  

O que muda hoje na visão do espaço que nos abriga? Quais as nossas reais necessidades? Para responder a estas perguntas, Nejaim Azevedo criou o STUDIO VIVIX, um espaço que acolhe, abriga e protege das tempestades do céu e da vida. O ambiente foi projetado em tons de cinza e amadeirados e têm espaços para as mais diversas funções, como relaxar, cozinhar ou recarregar as energias com um banho renovador. Os conceitos de função, versatilidade e praticidade, em sinergia com o design ganham forma na cozinha e banheiro com as soluções Deca.

A Cuba de cozinha Dream (CC.630.50.STD.SN) em acabamento Estanho imprime personalidade e sofisticação para a bancada em composição com Torneira de mesa para cozinha Deca Click (1191.BL.MT) em Black Matte. A bica apresenta um grande diferencial, o acionamento frontal por meio de um botão click. Este dispositivo traz praticidade ao dia a dia na cozinha por permitir que o usuário consiga abrir ou fechar o fluxo de água com o braço, por exemplo, quando as mãos estiverem ocupadas segurando algo. Com arejador embutido, essa bica permite melhor direcionamento do fluxo de água, atributo que somado aos demais recursos otimizam o tempo no preparo de alimentos e higienização da bancada.

 

JANELAS CASACOR RIBEIRÃO PRETO

 

Ana Paula Guimaraes e Thiago Manarelli assinam a Estação Gourmet Deca. A dupla propõe uma reflexão sobre o que a cozinha representa nas casas, com cheiros, sabores e carinho. O espaço evidencia aquele que alimenta não só com as refeições, mas também com o afeto.

A cozinha, que já passava por um processo de transformação, elevou sua importância como ambiente de união familiar. Assim, a ilha com fogão tem a mesma importância de um altar, um púlpito do gourmet. Nela, os tons de caramelo e verde água trazem frescor e leveza para o espaço. A sinergia estética se estende a cuba e acessórios, itens que também ampliam a praticidade na bancada. A Cuba Supra Hide (CC.650.40.SUP.INX), além de ter uma área útil em um tamanho ideal e confortável, possui monocomando embutido de acionamento independente e bica retrátil. O fundo facetado valoriza o design de linhas retas e a válvula de escoamento oculta deixa sua aparência ainda mais moderna e clean. Em louça branca, o acessório (A.305.17) multifuncional, assinado pelo designer Jader Almeida também integra o espaço.

JANELAS CASACOR BAHIA

 

O escritório GAM Arquitetos abordou o morar com qualidade, aconchego e praticidade sob uma nova perspectiva no Studio Versa. Nele, um apartamento com corte longitudinal no centro divide o projeto em dois polos, de forma que o visitante se sinta abraçado pelo espaço e possa se projetar em cada detalhe do ambiente.

O conceito clean e atemporal foi pensado para que qualquer pessoa possa se imaginar vivendo ali, independentemente de gênero ou idade. O equilíbrio de materiais como madeira e cimento queimado e a escolha de tons neutros no mobiliário foi a aposta do escritório. A marcenaria foi planejada para a otimização da funcionalidade no dia a dia do morador.

Na bancada da cozinha, o Monocomando de mesa Spin (2270.BL72.MT) com formas arredondadas e suaves une design atemporal e a praticidade exigida nas cozinhas atuais, com a facilidade na escolha do uso de água quente ou natural para higienização e preparo de alimentos. A Cuba de cozinha Unic (CC.640.86.QTZ.BLMT) produzida em quartzo preto, oferece estética cosmopolita, aliada a maior resistência, como excesso de calor, choque térmico, arranhões e batidas. Para ampliar a funcionalidade e praticidade, conta com workstation que evita o uso da bancada da cozinha para preparar alimentos, o que acaba por facilitar a limpeza do espaço.

Os espaços apresentados em diferentes cidades pelo Brasil podem ser conferidos por meio de visitas virtuais guiadas pelo autor de cada projeto, no hotsite Janelas CASACOR https://www.janelascasacor.com

Sobre a Duratex

A Duratex S.A. é uma empresa brasileira, privada e de capital aberto, controlada pela Itaúsa - Investimentos Itaú S.A - e pela Companhia Ligna de Investimentos. Com as marcas Deca, Hydra, Duratex, Durafloor, Ceusa e Portinari, é considerada uma das 10 maiores empresas do mundo nos setores nos quais atua e a maior produtora de painéis de madeira industrializada e pisos, louças e metais sanitários do Hemisfério Sul, além de ser uma das maiores produtoras de revestimentos cerâmicos do Brasil.

Com sede administrativa em São Paulo, possui 21 unidades industriais e florestais estrategicamente localizadas (Estados de Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo), além de três fábricas de painéis na Colômbia - Duratex Colômbia. A Duratex também é proprietária da LD Celulose, por meio de joint venture com o Grupo Lenzing e da Caetex, joint venture criada para o plantio de florestas de eucalipto em Alagoas. Suas ações estão listadas no Novo Mercado (o mais elevado padrão de Governança Corporativa) e na versão 2019/2020 da B3 - ISE.



Voltar