Confira motivos e dicas práticas para substituir o açúcar refinado por mel no dia a dia

Confira motivos e dicas práticas para substituir o açúcar refinado por mel no dia a dia

Veja como trocar a sacarose comum por um ingrediente mais saudável e rico em nutrientes, e aprenda receitas com mel para se deliciar

 

Mais do que sabor doce, o mel é rico em nutrientes, como vitaminas, minerais e antioxidantes. Não é difícil, portanto, pensar no produto como um substituto natural para o açúcar refinado, ou açúcar branco, em uma dieta mais restritiva em calorias. Mas embora seja possível trocar o açúcar e os adoçantes sintéticos industrializados por mel, são necessários alguns cuidados para realizar essa mudança.

 

O mel é mais saudável e nutritivo que o açúcar refinado. Isso ocorre porque o alimento produzido pelas abelhas contém vitaminas, como cálcio, ferro, potássio e magnésio, fundamentais para o bom funcionamento do organismo. O açúcar refinado, por sua vez, é rico em calorias vazias, que não oferecem nutrientes ao corpo.

 

“Nosso corpo precisa de açúcar para ter energia e funcionar de forma adequada, mas o que nós precisamos nos atentar é quais são as fontes desse açúcar que colocamos em nosso organismo. Enquanto o mel, mesmo com sabor doce, tem toda uma cadeia enzimática quebrada pelo nosso organismo até chegar às células, o açúcar refinado elimina todo esse processo, o que faz com que a sensação de saciedade seja menor e o consumo seja maior, o que é prejudicial à nossa saúde”, explica Daniel Cavalcante, especialista em alimentos e CEO da Baldoni, líder no gerenciamento de categorias de mel no Brasil.

 

A substituição do açúcar pelo mel, no entanto, não precisa se restringir ao uso deste alimento como adoçante para bebidas quentes, podendo também ser feito em receitas mais elaboradas, como bolos e pães doces.

 

Açúcar x mel nas receitas

O primeiro está no sabor do mel, que chega a ser mais doce que o do açúcar refinado. Por conta disso, a recomendação é que sejam usados entre 20 e 25% menos mel do que a quantidade de açúcar solicitada em uma receita. Por exemplo, se a receita pede uma xícara de chá de açúcar, o recomendado é usar ¾ de xícara de mel.

Por ser mais ácido, o mel também precisa de uma quantidade maior de fermento ou bicarbonato de sódio quando usado em cookies, pães ou bolos. A proporção é mais ½ colher de chá de fermento ou bicarbonato para cada uma xícara de mel da receita. Essa adição permitirá que o prato cresça de maneira adequada.

Vale dizer que o mel também queima um pouco mais rápido. Por isso, para evitar que a receita desande, é recomendado reduzir a temperatura do forno no momento de assar o prato. O ideal é diminuir em cerca de 15°C para evitar que o produto queime.

“Com essas pequenas alterações em relação à proporção de ingredientes e temperatura do forno, nós conseguimos substituir um ingrediente cheio de calorias vazias, por um alimento rico em vitaminas, minerais e antioxidantes. Porém, é importante ressaltar que essa mudança não é algo para todos, não sendo recomendada para diabéticos ou crianças menores de um ano, por exemplo”, conclui Daniel.

 

Mas como melhor que dizer é mostrar, aprenda a preparar alguns pratos que levam o mel como substituto do açúcar refinado, seja como adoçante, seja como caramelo.

 

Torta Russa de Ricota e Frutas Secas e Mel

Ingredientes:

  • 600g de ricota;
  • 4 ovos;
  • 200g de frutas secas;
  • 10g de canela;
  • 2 colheres de sopa de amido de milho;
  • Mel Baldoni Chef a gosto.

Modo de Preparo:

  1. Quebre 4 ovos sobre a ricota;
  2. Adicione o amido de milho, o mel e misture tudo;
  3. Mergulhe as frutas secas em água fria com antecedência;
  4. Corte em pedaços as frutas secas já fora da água, adicione a canela e misture;
  5. Adicione as frutas secas à massa de ricota e misture;
  6. Unte uma forma com óleo vegetal e despeje a massa, espalhando por cima;
  7. Asse por 20 a 25 minutos em forno aquecido a 180° C.

 

Muffins de Banana e Mel

Ingredientes:

  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo;
  • 2 bananas maduras, amassadas;
  • 1/2 xícara (chá) de mel Baldoni Chef;
  • 1/2 xícara de óleo vegetal;
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio;
  • 1 colher de chá de essência de baunilha;
  • Sal a gosto.

Modo de Preparo:

  1. Pré-aqueça o forno a 180°C e prepare as formas para muffins;
  2. Em uma tigela, misture as bananas amassadas, o mel, o óleo e a essência de baunilha;
  3. Em outra tigela, misture a farinha, o bicarbonato de sódio e o sal;
  4. Combine os ingredientes secos e molhados, misturando até obter uma massa homogênea;
  5. Distribua a massa nas formas de muffin e asse por 18-20 minutos, ou até que um palito saia limpo ao ser inserido no centro;
  6. Deixe esfriar e sirva.

Conheça os produtos da Baldoni: www.baldoni.com.br

Sobre a Baldoni

A Baldoni é líder do mercado nacional de produtos derivados de mel e pioneira no gerenciamento desta categoria. Fundada em 1983 pela família Baldoni, está sob a gestão de Daniel Augusto Cavalcante desde 2016.

A Baldoni tem a visão de se tornar referência em inovação no desenvolvimento de produtos à base de mel e disponibiliza no seu portfólio, além do mel de abelhas nas diversas floradas, geleias adoçadas com mel, extrato de própolis e suplementos alimentares. A empresa possui certificações reconhecidas mundialmente, como: HACCP, IFS Global Markets, FDA, Certificação Orgânica, Kosher, Halal e é fiscalizada e auditada pelo Serviço de Inspeção Federal no Ministério da Agricultura.

O Mel da Baldoni além de ter sido eleito por quatro vezes o Melhor do Brasil no Congresso Brasileiro de Apicultura, tem notórios prêmios internacionais da cadeira de Apicultura recebidos em Londres, Canadá e Bélgica. É a única empresa do segmento a receber o prêmio Agro+ Integridade, que reconhece boas práticas de compliance, governança e responsabilidade social.



Voltar