
O Mounjaro remédio à base de tirzepatida, da farmacêutica Eli Lilly, desenvolvido para controlar o diabetes tipo 2 e a obesidade, vai chegar às farmácias brasileiras dia 7 de junho.
No Brasil, o remédio foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em setembro de 2023 para tratamento da diabetes tipo 2. A aprovação para utilização no tratamento da obesidade ainda está em análise no Brasil, embora já seja indicado para essa finalidade em outros países.
O princípio ativo do Mounjaro é a tirzepatida, um análogo do hormônio intestinal GLP-1 (glucagon 1), que auxilia no controle da glicemia e do peso corporal. Os principais concorrentes do medicamento são o Ozempic e o Wegovy, com foco no tratamento de obesidade, da Novo Nordisk, cujo princípio ativo é outro análogo do GLP-1, a semaglutida. De acordo com pesquisas, o efeito do tirzepatida é superior ao da semaglutida no controle da glicemia.
Dr. José Afonso Sallet, especialista no tratamento da obesidade e doenças metabólicas, do Instituto de Medicina Sallet, está disponível para entrevistas sobre a chegada ao medicamento Mounjaro no país, assim como sua indicação e informações sobre diabetes e obesidade.
Sobre o especialista e a Instituição Sallet
Instituto Sallet: Fundado em 1999 pelo Dr. José Afonso Sallet, o Instituto de Medicina Sallet se destaca pelo compromisso com a qualidade no atendimento aos seus pacientes. Especializado no tratamento de obesidade, doenças metabólicas e distúrbios do trato digestório, o Instituto é uma referência consolidada na área, realizando - ao longo de 24 anos de história - mais de 24 mil procedimentos cirúrgicos bariátricos e metabólicos por via laparoscópica.
Voltar