Balmain - Resort 2021 Feminino

Balmain - Resort 2021 Feminino

Por Olivier Rousteing

 

Até o início do isolamento, sempre acreditei que era preciso estar presente fisicamente no estúdio e trabalhando com minha equipe para criarmos uma coleção. Após tantos anos e tantas coleções trabalhando juntos, acabei dependendo muito de seus talentos, habilidades, ideias inovadoras e opiniões honestas. Então, de repente, ter que descobrir uma nova maneira de trabalhar - na mesa de minha cozinha, das intermináveis chamadas dezoom, definitivamente não foi fácil para nenhum de nós. Mas, no final, fiquei impressionado e acima de tudo muito orgulhoso do que minha equipe e eu fomos capazes de realizar.

 

Recentemente, reuni meu time e fomos para a Normandia para fotografar a Cruise Collection - a coleção que criamos "juntos, ainda que separados" em inúmeras conferências digitais - era muito mais do que apenas uma viagem para fora da cidade por um dia. Marcou o fim de um período estranho e difícil, pelo qual todos passamos e isso nos permitiu celebrar os sucessos que alcançamos apesar de tantos desafios e dificuldades.

 

Lá fora, sob o céu azul e a paisagem verde do campo, não estávamos apenas comemorando por estarmos juntos, estávamos também redescobrindo a alegria de poder viajar além do limite de 100 quilômetros do isolamento. Compartilhar o lindo ambiente e o clima com meus amigos e colegas, fez parecer que, de alguma forma, conseguimos escapar do trabalho, da cidade e de todas as preocupações do passado para um momento especial, a sensação era de que estávamos participando de algum tipo de imagem perfeita de um piquenique comemorativo no campo.

 

A paisagem e toda a sua vegetação e a propriedade aristocrática, também eram o local perfeito para espelhar o espírito da coleção Cruise 2020 da Balmain. Grande parte da coleção é voltada para o encontro entre a aristocracia e o espírito rebelde da recém-solteira Lady Diana nos anos 90, bem como o estilo de outro ícone da época, Julia Roberts, (particularmente durante o seu momento Pretty Woman). Naturalmente, aqueles que também se recordam da energia única daquele momento dos anos 90, reconhecerão facilmente a padronagem marcante, tons pastéis e a forte alfaiataria que percorrem esta coleção.

 

Ao observar os chapéus, babados, padrões de Vichy e aos polka-dots da coleção, devem se lembrar de que em meu último desfile (apresentado durante a última Semana de Moda de Paris, pré-confinamento que agora parece ter acontecido em uma vida atrás), também brincava com padrões como esses - símbolos facilmente reconhecidos da classe
alta. Assinaturas de um mundo escasso de famílias antigas, privilégios e riquezas que me fizeram sentir que estavam além do alcance de qualquer pessoa como eu, enquanto crescia em Bordeaux.

 

Então, hoje, eu e minha equipe continuamos revolucionando alegremente o que antes eram padrões de uma classe restrita e gerações anteriores - repensando, distorcendo e modernizando-os, a fim de oferecer algo inesperado, fresco e atual - uma variedade de estilos e designs que agora são disponíveis à todos - e refletem os valores da Balmain de hoje e a bela diversidade de uma França verdadeiramente moderna.

 

PRIMEIRA COLEÇÃO SUSTENTÁVEL DA BALMAIN

É com muito orgulho que toda a família da Balmain apresenta seus primeiros passos concretos em direção ao nosso objetivo de longo prazo de criar coleções verdadeiramente sustentáveis. A Caps Collection PS21, exclusivamente feminina, é composta por uma seleção de camisetas, moletons e moletons de algodão orgânico com Ecocert. Além disso, grandes esforços foram feitos para reduzir a pegada de carbono durante a fabricação e transporte destas peças. Elas foram criadas em instalações com energia renovável, localizadas próximas aos nossos centros de distribuições globais. Todos os elementos, por menores que sejam, foram considerados: por exemplo, todos os produtos contam com sacolas plásticas compostas 100% de amido de milho, além de etiquetas de poliéster reciclado e etiquetas para pendurar feitas de barbante e papel reciclado das florestas manejadas de forma sustentável do Forest Stewardship Council.

 

Outra linha ecologicamente responsável de moletom, camiseta, blusa e calça feminina, produzida na Itália e em Portugal, conta com algodão orgânico e sacos de plástico certificados pela Oekotex, fabricados com 65% de plástico de origem biológica.

 

A Balmain acredita que esses primeiros passos adiante, embora sejam apenas um começo, são de extrema importância para a maison. A nova realidade de hoje não apenas nos fez adaptar a novas formas de trabalhar, como também nos força a admitir que mudanças profundas não podem mais ser adiadas em quase todas as partes de nossas vidas. Os meses de separação forçada parecem ter nos aproximado mais do que nunca, e muitos agora se despertaram para um novo e poderoso senso global de solidariedade e propósito - cujos efeitos podem ser testemunhados nas ruas de todo o mundo hoje. A medida que progredimos de um momento inesperado e passamos a ter esperanças de progresso em movimentos longos e atrasados, mudanças de todos os tipos - desde a forma como nós apoiamos até a maneira de evitarmos danos adicionais ao meio ambiente - são imperativas. Esperamos informar a vocês sobre novos avanços, já que esta casa se move o mais rápido possível em direção a seus objetivos sustentáveis. Prometemos transparência, e assim como vocês, esperamos mudanças.




Voltar