Balmain Fall-Winter 2021 - 2022

Balmain Fall-Winter 2021 - 2022

O que Pierre Balmain fez há 75 anos atrás, após o incrível triunfo de sua primeira apresentação de alta-costura? Ele fez as malas e começou a viajar...

Voou para a América, seguindo as dicas de sua amiga Gertrude Stein, para atuar como embaixador itinerante de sua própria marca, cruzando todo os Estados Unidos para dar palestras sobre a cultura francesa e sobre o seu "saber viver". Pierre Balmain também saltou através do canal, transportando a nova versão feminina da alta-costura para Londres. Seis anos após a guerra encerrou todas as importações da moda parisiense. E, após 8 dias de uma série de voos por meio mundo, pousou na Austrália, trazendo notícias de seu "Novo Estilo Francês" (e, claro, certificando-se de incluir uma visita ao Subúrbio de Balmain em Sydney).

Agora, pós-2020, é muito mais fácil apreciarmos o quão empolgantes essas viagens devem ter sido para Pierre Balmain. Após os difíceis anos de guerra e ocupação, surgiu de repente a possibilidade de escapar para destinos que ele sonhou durante anos - e deve ter sido incrível.

A apresentação de Outono Inverno da Balmain trouxe coleções masculinas e femininas que canalizam essa sensação incrível de liberdade. Nos lembrar do poder que as viagens possuem em abrir mentes, animar espíritos e reunir aqueles que foram mantidos separados, pois todos nós esperamos pelos dias melhores que logo chegarão.

Muitos de nossos designs são sobre a beleza encontrada nos uniformes dos primeiros pilotos e astronautas, como os vestidos de paraquedas, botas de voo com cordões, jaquetas bomber e macacões cintilantes. Uma peça particularmente notável, com mais de 68 mil cristais Swarovski reciclados, reflete o cuidado que nosso ateliê possui em trazer ousadia às inspirações de aviador.

Como era de se esperar, os acessórios têm um papel importante nesta coleção. As macias e estruturadas, as bagagens de mão são cobertas com uma variedade deslumbrante de cores, tecidos e estampas relançadas pela Balmain, e as bolsas são um show à parte - se parecem bússolas, aviões de papel e almofadas de pescoço de viagem.

Tenho certeza de que vocês notaram a atitude. Balmain é parisiense, então há sempre um toque despretensioso da cidade em cada um de nossos looks - mas as referencias dos primeiros voos na coleção outono de 2021 parecem ter ampliado de alguma forma este espírito tão familiar. Também olhamos, é claro, para o glamour das viagens de meados do século - algo que é nitidamente refletido nas elegantes linhas de nossa coleção ELY 64-83 (batizada com o nome da central telefônica da casa: ELYsées 64-83, que também deu seu nome ao primeiro perfume). Essa linha, inspirada pelo design de Pierre Balmain do início dos anos 70, remete as silhuetas femininas nas quais nosso fundador apostou. Assim como ele, vários outros jovens talentos foram responsáveis pelo renascimento histórico da moda em Paris no pós-guerra.

Valentin Petit e sua equipe foram responsáveis pelo vídeo, gravado dentro dos hangares da Air France, onde os conhecimentos aeronáuticos e tecnológicos tornam possível um belo voo - assim como as habilidades de nosso ateliê parisiense permitem que as passarelas de Balmain aconteçam. Muitos dos bordados de nossos artesãos foram inspirados pela construção e mecânica dos aviões e motores, que desempenham papéis importantes no filme de hoje. Por fim, insisti em forçar um pouco os limites de nosso vídeo do outono de 2021 - porque hoje, conforme seguimos em frente, é preciso sempre sonhar grande, permanecer otimistas e considerar todas as possibilidades. Então, a lua não forma apenas um belo cenário para este vídeo, mas também uma promessa, enquanto Balmain olha para as futuras passarelas lunares da maison.




Voltar