Às vésperas do Réveillon, veja dicas para evitar ressaca depois das festas de final de ano

Às vésperas do Réveillon, veja dicas para evitar ressaca depois das festas de final de ano

A seguir, veja também as principais diferença entre a ressaca e intolerância ao álcool

 

Dados da Global Drug Survey, uma empresa independente de pesquisas com sede em Londres, mostram que o Brasil é o 10º país que mais bebe no mundo. Quando focamos esta análise apenas da América Latina, dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que somos o 5° que mais consome bebidas alcoólicas. Por ano, são ingeridos 8,7 litros de álcool, mais do que a média mundial de 6,2 litros por pessoa. A informação divulgada acima foi extraída do portal G1

 

Com a chegada do fim de ano e a realização de festas, algumas com barman em casa, muitas pessoas costumam beber muito, o que pode levá-las à ressaca. Ela é causada pela intoxicação do organismo pelo álcool. 

 

Por conta disso, ciente do possível aumento do consumo de bebidas mais fortes, nossa equipe preparou um material falando sobre ressaca. Vamos aos destaques: 

 

O que é a ressaca e seus principais sintomas? 

A ressaca é um conjunto de sintomas físicos e mentais que podem ocorrer após o consumo excessivo de bebidas alcoólicas. Os sintomas mais comuns são:

  • Dor de cabeça;
  • Náusea e vômito;
  • Fadiga;
  • Desidratação;
  • Sensibilidade à luz e ao som;
  • Dores musculares;
  • Desorientação;
  • Irritabilidade.

 

Qual a relação entre ressaca e desidratação do corpo? 

A desidratação é um dos principais fatores que contribuem para a ressaca. O álcool é uma substância tóxica que, quando consumida em excesso, pode causar uma série de alterações no organismo, incluindo a desidratação, provocada por:

  • Aumento da produção de ácido gástrico
  • Alterações no metabolismo
  • Alterações no sistema nervoso

O aumento da produção de ácido gástrico também pode contribuir para a ressaca. O álcool irrita o estômago e pode causar náusea, vômito e dor abdominal.

 

As alterações no metabolismo também podem causar sintomas de ressaca. O álcool pode interferir no metabolismo da glicose, o que pode levar à hipoglicemia, uma condição caracterizada pela queda dos níveis de açúcar no sangue. A hipoglicemia pode causar sintomas como cansaço, confusão mental e irritabilidade.

 

As alterações no sistema nervoso também podem contribuir para a ressaca. O álcool pode afetar o funcionamento do cérebro, o que pode causar sintomas como confusão mental, dificuldade de concentração e alterações de humor.

 

Tem diferença entre os efeitos da ressaca e da intolerância ao álcool? 

Sim! A principal delas é que a ressaca é causada pelo consumo excessivo de álcool, enquanto a intolerância ao álcool é causada por uma condição genética. Em alguns casos, a intolerância ao álcool pode causar sintomas mais graves, como:

  • Anafilaxia, uma reação alérgica grave que pode ser fatal
  • Insuficiência hepática
  • Insuficiência renal

Se você acha que pode ter intolerância ao álcool, é importante consultar um médico. 

Quem sabe, sabe: Veja dicas de barmans para evitar ressaca

 

O trabalho de barman é tido por muitos como sinônimo de alegria e diversão, principalmente para aqueles que frequentam grandes festas nos principais centros urbanos no país. Em entrevistas, profissionais da área apontam que dividir o trabalho da diversão é um dos principais desafios. Afinal, para eles a elaboração dos drinks é um trabalho como outro qualquer. 

 

No entanto, quais são as dicas que eles são para que as pessoas possam evitar ter crises de ressaca após uma festa que marcou época? Nossa equipe conversou com alguns profissionais do meio e trouxe um compilado de tudo o que foi extraído das conversas. Vamos aos destaques:  

 

  1. Não exagere no consumo de álcool: O álcool é uma substância tóxica, e o excesso pode causar uma série de problemas, incluindo ressaca;
  2. Beba água ao longo da noite: O álcool é um diurético, o que significa que ele aumenta a produção de urina. Isso pode levar à desidratação, um dos principais fatores que contribuem para a ressaca;
  3. Coma antes de beber: Comer antes de beber ajuda a retardar a absorção do álcool pelo organismo;
  4. Alterna bebidas alcoólicas com não alcoólicas: Isso ajudará a reduzir a quantidade de álcool que você ingere;
  5. Escolha bebidas com baixo teor alcoólico: Bebidas com alto teor alcoólico podem causar ressacas mais graves;
  6. Faça pausas para descansar entre as doses: Isso ajudará o seu corpo a processar o álcool de forma mais lenta;
  7. Conheça a sua tolerância ao álcool: Se você é propenso a ressacas, é importante beber com moderação.

 

Seguindo essas dicas, você poderá aproveitar a festa sem ter que se preocupar com a ressaca no dia seguinte. Também é importante lembrar que, se a pessoa estiver tomando medicamentos, a pessoa deve verificar se eles são compatíveis com o álcool e principalmente: não beba em jejum.

 

Fazendo isso, será possível aproveitar o melhor das festas de final de ano sem trazer prejuízo para a sua saúde. Boas festas!



Voltar