Modalidade de dança criada em 1940 será tema de na 6ª Semana da Dança UFSC, neste sábado (21). Inscrições são limitadas e gratuitas
Foi na década de 1990 que o estilo "Vogue" ficou conhecido no mundo todo, pipocou nas referências de moda, nas poses performadas, no universo das supermodelos e na gestualidade gay. Sucesso à parte, a dança vem de muitos anos antes.
Em 1940 a expressão corporal surgiu dentro do presídio Rikers Island, uma penitenciária do Harlem, localizada em Nova York (EUA). O único entretenimento possível e disponível para o público LGBTQIA+ eram as revistas Vogue. Inspirados nas imagens, a diversão era imitar as poses das modelos. O estilo será ensinado neste sábado (21), a partir das 15h, por Will Sorceress, um dos fundadores junto com Ednei Sorceress do projeto House of Sorceress de Florianópolis(SC).
Oficinas
A oficina prática é dividida em dois momentos. Às 15 horas com o tema "Poses: caminhos para a nova e a antiga forma do Vogue" com Izhy Sorceress e Will Sorceress. Às 16h30, será apresentado "Os 5 elementos do Vogue Femme" com Izhy Sorceress, All Sorceress.
O Vogue possui três vertentes: Old Way, New Way e Vogue Femme. O Old Way, inicialmente chamado de "Pop, Spin and Dip" foi a primeira manifestação do estilo e tem como referência as poses de revista, hieróglifos egípcios, militarismo e artes marciais. As outras duas vertentes se desenvolvem a partir desta corporalidade.
O New Way utiliza parte do "Old Way" , porém propõe novos caminhos através da flexibilidade corporal. Já o Vogue Femme nasce na/o corpa/o das Femme Queens, mulheres trans e travestis que performavam o Pop, Spin and Dip de maneira mais sinuosa com grande valorização do corpo.
A técnica flui através de cinco elementos bases: Cat Walk, Duck Walk, Hands Performance, Floor Performance e Spin and Dip. As inscrições são gratuitas, limitadas e podem ser feitas no site www.semanadadancaufsc.com Além das oficinas, o projeto abre Roda de Conversa dia 20 de novembro, às 21h, com "Vivência Gorda e Cultura Ballroom" com Ednei Sorceress.
Crédito das fotos: Projeto House of Sorceress.
Autor(a): Rosiley Souza
Voltar