Unicred participa de campanha de prevenção ao câncer de mama e de próstata

 Unicred participa de campanha de prevenção ao câncer de mama e de próstata

A Unicred lança neste mês ações de engajamento nas campanhas internacionais Outubro Rosa e Novembro Azul. Com o mote “Cuidar da Vida é Mais Seguro”, a ideia é conscientizar mulheres e homens sobre a importância do autocuidado para a prevenção de doenças, em especial os cânceres de mama e de próstata. Até o dia 30 de novembro, médicos associados à cooperativa farão parte da campanha através de dicas de cuidados com a saúde, como parte de um chamado à reflexão sobre a importância de zelar pela própria saúde, pela saúde dos entes queridos e da sociedade. Neste período, a Unicred também clama pela prevenção contra imprevistos e preparou uma campanha de seguros de vida que doará o valor da primeira parcela de cada novo seguro contratado a instituições e iniciativas que promovem o combate ao câncer. “Cada uma das sete cooperativas Unicred atuantes nos estados de Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso elegeu uma instituição para essa destinação financeira. Poder apoiar ativamente no combate a doenças e trazer cooperados falando sobre prevenção é a essência do que somos, uma vez que ser socialmente responsáveis é um dos princípios do cooperativismo e que a área da saúde está no DNA da Unicred, fundada há 33 anos por médicos”, reforça Chanderson Franz, gerente de seguros da Unicred Central Conexão.

 

O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo. No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, foram estimados 66.280 casos novos de câncer de mama em 2022, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres. A taxa de mortalidade, ajustada pela população mundial, foi 11,84 óbitos/100.000 mulheres, em 2020, com as maiores taxas nas regiões Sudeste e Sul, com 12,64 e 12,79 óbitos por 100 mil mulheres, respectivamente. Toda mulher deve procurar um posto de saúde ou médico para realizar os exames preventivos anualmente (especialmente após os 40 anos de idade), bem como realizar o autoexame mensalmente.

 

O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina, segundo o Ministério da Saúde. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido à doença, de acordo com os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco (histórico familiar e obesidade), ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para exames. A prevenção é muito importante pois na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas. Quando alguns deles começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada.

 

Mais informações sobre o seguro de vida podem ser encontradas no site da Unicred (https://www.unicred.com.br/solucoes/seguros). Para associados, a contratação pode ser feita pelo app Unicred Mobile.



Autor(a): Rosiley Souza



Voltar