Uma viagem cultural por dez países do mundo

Uma viagem cultural por dez países do mundo

Conhecida nacionalmente pela diversidade e qualidade dos produtos oferecidos, a Feincartes volta à Capital catarinense para uma edição ainda mais rica. Dez países já estão confirmados, além de diversos estados brasileiros, como Amapá, Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Paraná, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, que juntos irão oferecer mais de 20 mil produtos de artesanato, decoração, joias e moda típica aos apaixonados pela cultura do mundo.

 

Serão dez dias de evento, de 31 de maio a 9 de junho, em um novo local, MC Centro de Eventos (anexo ao MundoCar Mais Shopping), em São José. Para Maria Mathias, diretora da feira, a mudança de endereço foi estratégica. “Agora estamos em um local mais central, próximo aos moradores da Grande Florianópolis, facilitando o acesso para quem mora em São José, Palhoça, Biguaçu e também Florianópolis”, enfatiza.

 

Do Paquistão, o quinto país mais populoso do mundo, a Feincartes está trazendo calçados femininos bordados com cristais, além de joias típicas. Da Turquia, uma grande variedade de porcelanas pintadas à mão, lustres em mosaico de vidro e cristais, tapetes impermeáveis, toalhas e trilhos de mesas, bandejas e outras peças vindas de Istambul e Capadócia.

 

Do Senegal, os visitantes poderão conferir esculturas em madeira djoubiti e em bronze, acessórios, moda típica e muito mais. Do Peru, muitos produtos típicos em cerâmica, roupas de lã, xales, ponchos, espelhos, cerâmicas pintadas à mão, entre outros. Já do Egito, haverá estatuetas de divindades, roupas típicas e os famosos papiros.

 

E obviamente a Índia não ficaria de fora desta imersão cultural. Conhecida por seu charme e mistérios, estará representada em peças de decoração, móveis em madeira Rosewood, além de colchas, almofadas e joias. Já o Marrocos chega aguçando os paladares, com seus doces com 70% menos açúcar e muitos sabores de frutas, alguns até zero lactose.

 

As fragrâncias do encontro serão proporcionadas pela Tunísia, que marca presença com aromas como o jasmim mediterrâneo, o opium exótico e os amadeirados, considerados clássicos, além de peças utilitárias e decorativas em porcelana pintadas artesanalmente.

 

São diversas atrações para toda a família. Uma praça de alimentação estará oferecendo gastronomia variada com frutos do mar, pratos executivos, porções, lanches e cafeteria. Tudo isso sendo cenário para diversas atrações culturais que ocorrerão durante a Feira.

 

Para quem deseja aprender alguma técnica, serão oferecidas diariamente oficinas de artesanato gratuitas, com inscrições no local. E na Praça dos Mestres, o público poderá acompanhar grandes nomes do artesanato trabalhando ao vivo.

 

Como a organização do evento não está alheia à tragédia que afetou o Rio Grande do Sul, a Feincartes será um grande ponto de arrecadação de materiais de higiene pessoal, fraldas geriátricas e infantis, que serão destinados aos irmãos do Estado vizinho. 




Autor(a): Rosiley Souza



Voltar