O duo A Corda em Si, formado por Mateus Costa e Fernanda Rosa, desafia não apenas os ouvidos mais atentos, mas toda a percepção do público enquanto espectador. Isso porque, a proposta é de que as pessoas assistam ao show, que acontece totalmente no escuro, vendadas. Os músicos, que são deficientes visuais, sugerem um estímulo aos outros sentidos durante o show LivreMente, que, depois de uma longa pausa nas apresentações, estará em cartaz em Florianópolis (SC) nos dias 29 e 30 de setembro, respectivamente às 17h e 19h, na sala de cinema Gilberto Gerlach, no Centro Integrado de Cultura (CIC).
Para acompanhar o espetáculo, o público poderá se deliciar com as músicas interpretadas por Mateus, no contrabaixo, e Fernanda, na voz - uma formação que, por si só, é rara, uma vez que a falta de acordes exige uma afinação impecável. Para deixar a experiência mais completa, o local será adaptado para o acesso de videntes que não estão acostumados a não enxergar. Dessa forma, haverá marcações táteis indicando a posição das cadeiras, banheiros e saída. Além disso, uma audiodescritora irá descrever o show e dois monitores cegos também darão auxílio à mobilidade do público.
A ideia de um show realizado na total escuridão (apesar das vendas a apresentação é feita realmente no escuro com as luzes apagadas), surgiu para desmistificar a deficiência visual a partir da arte. “A deficiência visual para nós é um estilo de vida, uma forma diferente de se relacionar com o mundo. Portanto o fato de uma pessoa vidente assistir um show no escuro, pode trazer luz a este modo de viver a vida”, observa a dupla.
A camada poética, ambientalizada, que é proposta no show, traz outras sensações para o espectador que, em geral, fica bastante impactado com a experiência, de acordo com Mateus. O músico conta que mesmo a dupla tendo deficiência visual, as pessoas com deficiência nem sempre iam aos shows. Então, surgiu a ideia de convidar a plateia a estar imersa em um espetáculo que propõe as mesmas atividades para todos: aguçar os outros sentidos.
Autor(a): Rosiley Souza
Voltar