Mais que artistas, músicos, professores… seres humanos. Pessoas que tocam e encontram na música seu habitat natural. Dois músicos, duas trajetórias, dois instrumentos, um propósito: somar suas frequências, trocar experiências, potencializar sua arte. Dois humanos estão por toda a parte e assim como a maioria dos artistas durante a pandemia, foram parar na internet.
O Duo, formado por Riccieri Paludo (violão, violoncelo e voz) e Israel Dutra (violino e voz), ambos graduados em música pela Universidade do Estadol de Santa Catarina, se prepara para apresentar a série de quatro lives abertas ao público, chamada “2humanos - violino e violoncelo, a música brasileira do clássico ao popular”. As apresentações acontecerão nos dias 4, 5, 6 e 7 de abril, no Facebook e Instagram do Duo, e contarão com três convidados especiais.
O projeto é realizado com recursos do Governo Federal e da Lei Aldir Blanc, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), do Governo do Estado de Santa Catarina. Mas essa não é a primeira vez que eles são contemplados em um edital, no segundo semestre de 2020, a dupla adentrou o universo das lives, através do edital SCultura em Sua Casa. O repertório foi organizado por temas e alcançou pessoas de diferentes lugares interessadas na união entre a música clássica e a música popular brasileira. A partir daí, cresce o desejo de interagir com o público de forma online, sem barreiras geográficas.
“Durante a pandemia, as lives foram uma ponte. Mesmo com todas as dificuldades é de notável importância o que os editais emergenciais significaram e seguem significando para a classe artística como um todo”, explica Riccieri Paludo.
Desta vez, os temas das apresentações serão Música Clássica Brasileira, Forró Instrumental e Baião, Músicas do Sul e Música Brasileira Raiz, respectivamente. Nas três primeiras datas, participam o pianista Felipe Paupitz, o percussionista Osvaldo Pomar e o músico Ricardo Bergha.
“A expectativa é poder nos reunir com nossos convidados especiais, compartilhar um pouco da nossa sintonia, se desafiar interpretando outras composições. Queremos trazer novidades e reverenciar o legado dos compositores e compositoras da música brasileira de Norte a Sul e do Erudito ao Popular”, conta Riccieri.
Para Israel Dutra, o projeto representa um recomeço. “Essas lives marcam nosso primeiro passo em um edital de maior porte, marca também um ponto de retorno à uma certa normalidade, que ainda não está 100%, mas acho que é um pontinho de esperança aí pra frente”, afirma.
O objetivo do projeto 2 Humanos é apresentar a música brasileira de um jeito que pouca gente viu. Com a riqueza de cores, timbres e ritmos que só se encontram por aqui, no Brasil.
Autor(a): Rosiley Souza
Voltar