Atenção, produtores de audiovisual! A sexta edição da Transforma - Festival Internacional de Cinema da Diversidade de Santa Catarina, uma das mais importantes janelas da produção LGBTQIAPN+ do país e única no Sul do Brasil, está com inscrições abertas para curtas e longas-metragens até o dia 1º de setembro. O festival será realizado entre os dias 7 a 18 de dezembro, no Centro de Artes, Design e Moda (CEART) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).
Realizadores podem inscrever suas obras até o dia 1º de setembro, utilizando o formulário disponível no site oficial do festival www.festivaltransforma.com.br. Serão aceitos curtas-metragens de até 25 minutos de duração, e longas-metragens de no mínimo 70 minutos de duração, com produções encerradas a partir de 2021. As inscrições para curtas e longas-metragens nacionais são gratuitas, e os filmes selecionados para a 6ª Transforma serão anunciados no dia 4 de outubro.
Retorno das produções internacionais
Seguindo o sucesso da última Transforma, as inscrições seguem contemplando curtas-metragens internacionais. Os filmes selecionados irão integrar uma mostra exclusiva para produções estrangeiras. Nesta edição, produções internacionais da América Latina e África serão gratuitas, enquanto realizadores da América do Norte, Europa, Ásia e Oceania terão um custo simbólico de participação, por meio da Film Freeway.
“Queremos ampliar ainda mais o alcance do nosso festival e queremos criar uma plataforma especial para LGBTQIAPN+ de outros países, especialmente latinoamericanos e africanos. Seguimos na proposta de construir esse intercâmbio cultural para formar um público de cinema que aborda a diversidade em todos os sentidos”, destaca Arthur Gomes, diretor geral do festival.
Um festival para celebrar a pluralidade
A edição 2024 da Transforma traz pela primeira vez um circuito de competição de longas-metragens, o que anteriormente era reservado somente para os curtas, entrando para a categoria de concorrentes ao troféu Unicórnio de Ouro.
A expectativa é de que mais de 100 filmes sejam inscritos até a data limite de 1º de setembro, e a produção estima um aumento de produções audiovisuais catarinenses na competição. “Estamos acompanhando, ano a ano, uma crescente inscrição de curtas de realizadores de Santa Catarina, o que mostra que nosso estado tem talentos brilhantes, que precisam apenas de uma plataforma sólida para divulgar suas obras”, comenta Thomas Dadam, diretor artístico do festival.
Produzida pela BAPHO Cultural de Florianópolis e pela Associação em Defesa dos Direitos Humanos com Enfoque na Sexualidade (ADEH), a Transforma é o único festival de cinema LGBTQIAPN+ do sul do país em atividade e uma das poucas a exibir filmes que abordam com profundidade temáticas relacionadas às discussões sobre diversidade sexual, gênero e cultura queer. Desde a sua edição inaugural, realizada em 2018, foram inscritos mais de 400 produções originárias de todas as regiões do Brasil, além de aproximadamente 700 internacionais de países como Irã, Argentina, Espanha, Portugal, EUA e outros.
Apoio
A 6ª Transforma é um projeto financiado pelo edital Prêmio Catarinense de Cinema (edição 2023), do Governo do Estado de Santa Catarina, via Fundação Catarinense de Cultura (FCC) com recursos da Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura e Governo Federal. O evento conta também com o apoio institucional do Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina - CEART/UDESC.
Autor(a): Rosiley Souza
Voltar