Turistas devem aquecer a economia catarinense na semana do show de Paul McCartney

 Turistas devem aquecer a economia catarinense na semana do show de Paul McCartney

A capital catarinense está entrando na contagem regressiva para um dos maiores eventos internacionais no estado. O aguardado show de Paul McCartney em Florianópolis está marcado para o dia 19 de outubro, no estádio da Ressacada. Além da expectativa dos fãs, a chegada do Beatle movimenta diversos setores econômicos, principalmente turismo, hotelaria, comércio e serviços. Com 50% do público vindo de fora da cidade, a demanda por hospedagem e transporte já está em alta, o que promete impulsionar ainda mais a economia local.
 

Segundo dados da organização do evento, que tem Paulo Fellin à frente da produção local, apenas 39% dos espectadores são de Florianópolis, ainda que 72% do público seja de Santa Catarina, com uma fatia expressiva de 15% do Rio Grande do Sul e 5% do Paraná.

 

A preparação para receber esse grande contingente de turistas já está em andamento. Em reunião realizada no dia 10 de setembro na Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina (SSP), foram discutidos todos os aspectos de mobilidade e segurança para garantir uma experiência tranquila para o público. A organização do tráfego e estacionamento foi um dos pontos principais, com um plano detalhado que inclui a venda online antecipada de vagas de estacionamento. A estimativa é que cerca de 10 mil veículos se desloquem para o show, o que demanda uma logística robusta e bem coordenada.
 

Turismo se organiza para receber o público
 

Para o setor de turismo, eventos de grande porte como esse são cruciais, especialmente fora da alta temporada. Segundo Kary Pacheco, Diretora Executiva da ABRASEL em Santa Catarina, o show de Paul McCartney é uma excelente oportunidade para o setor de bares e restaurantes.
 

"Eventos como esse, que trazem mais turistas para a cidade, sempre são positivos para o setor. São oportunidades de ter um movimento maior em épocas que não necessariamente são fortes no quesito do turismo. Shows assim fazem com que pessoas incluam a cidade na lista de viagens a fazer, o que talvez não aconteceria de outra forma. E isso é muito bem-vindo, ainda mais com a atual situação do setor, que ainda se recupera da pandemia e segue lutando para acabar com as dívidas acumuladas", comenta Kary.
 

Além do impacto direto no turismo e na rede hoteleira, o comércio local também está se preparando para atender o aumento da demanda. Júlio César Geremias, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Florianópolis, destaca a importância econômica do evento: "Estamos diante de um momento histórico para Florianópolis, e o impacto econômico desse evento será significativo para toda a cidade e o estado. A confirmação de que 50% do público que vem para o show do Paul McCartney é de fora de Florianópolis mostra o quanto nossa cidade se consolida como um polo cultural e turístico de relevância nacional e internacional. Esse movimento traz grandes expectativas para o comércio local, setor hoteleiro, restaurantes, transporte e diversos outros segmentos, impactando diretamente toda a Grande Florianópolis."
 

Evento impulsiona a economia estadual
 

Para além do comércio e da hotelaria local, o turismo de eventos se consolida como um dos grandes motores da economia para o Estado. A Secretária Adjunta de Turismo do Estado, Catiane Seif, enfatiza que shows desse porte trazem benefícios que vão muito além do entretenimento: "O turismo de eventos é um verdadeiro multiplicador da economia nas cidades que recebem grandes shows. Ele combate a sazonalidade, dinamiza a economia e ajuda a estabilizá-la, especialmente em baixa temporada. Esse tipo de turismo atrai diferentes públicos, aumenta a arrecadação de impostos e movimenta uma vasta cadeia de serviços, desde aplicativos de hospedagem e transporte até o comércio local."
 

Além disso, Catiane destaca que o show de Paul McCartney representa uma oportunidade de reforçar a imagem de Santa Catarina como um destino ideal para grandes eventos: "Estamos nos preparando, em parceria com o município, para oferecer a melhor mobilidade possível para os visitantes. Queremos mostrar que somos capazes de receber grandes shows, com um plano de mobilidade excelente, facilitando o acesso e com um plano de segurança focado na excelência."
 

Com pouco menos de um mês até o grande dia, Florianópolis já começa a sentir os impactos positivos desse evento. A expectativa é que o show de Paul McCartney deixe não apenas uma marca cultural na cidade, mas também um legado econômico, atraindo novos turistas e consolidando a capital catarinense como um destino de destaque para grandes espetáculos internacionais.



Autor(a): Rosiley Souza



Voltar