Série documental “Anita: Amor, Luta e Liberdade”, homenageia bicentenário da revolucionária

Série documental “Anita: Amor, Luta e Liberdade”, homenageia bicentenário da revolucionária

Em 30 de agosto de 1821, nasceu em Laguna (SC), uma mulher que iria se tornar símbolo de coragem e exemplo para muitas gerações. No ano em que é comemorado o bicentenário de Anita Garibaldi, a NDTV produziu, em parceria com o Instituto Cultural Anita Garibaldi, uma série documental que conta a trajetória de lutas da heroína catarinense. Para resgatar essa história de amor e luta, a equipe do documentário "Anita – amor, luta e liberdade" contou com cerca de 40 pessoas, entre colaboradores da NDTV, profissionais independentes que atuam no cinema, atores e produtores no Brasil e na Itália. Além disso, historiadores, professores e estudiosos da trajetória de Anita também emprestaram seus conhecimentos para a produção. “Anita: Amor, Luta e Liberdade”, mistura as linguagens ficcional, jornalística e documental e vai ser apresentada em quatro episódios, na NDTV. 

 

O argumento original é do Diretor Regional do Grupo ND em Florianópolis, Roberto Bertolin. Para assinar o roteiro e a direção foi escalada a jornalista e cineasta Isabela Hoffmann. Ela esteve à frente dos 17 dias de gravações em Santa Catarina e também na Itália. 

 

Alguns detalhes mostram o cuidado com a produção. Como a música feita especialmente para o documentário, pela cantora e compositora catarinense Vanere da Rocha Pires. Capricho também no figurino, usado pela atriz Lize de Souza, que interpreta Anita Garibaldi. As peças foram desenvolvidas e confeccionadas exclusivamente para o projeto, pelo figurinista José Alfredo Beirão, no seu ateliê em Florianópolis. Foi necessário um mês e meio de trabalho para chegar ao resultado que ajuda a resgatar com ainda mais precisão a história de Anita.

 

Gravações na Itália

 

Reconhecida pelo povo italiano como uma heroína, que lutou pela unificação do país, a passagem pela Itália, onde morreu em 1849, Anita deixou admiração e também descendentes. Por isso, a equipe de “Anita: Amor, Luta e Liberdade” visitou 5 cidades na Itália para mostrar os principais locais onde ela esteve e entrevistar historiadores, apaixonados pela história da nossa heroína e também bisnetas e um tataraneto de Anita. No Brasil, o documentário teve cenas gravadas em Laguna, Imbituba, Lages, Curitibanos e Florianópolis.

 

O resultado desse trabalho vai poder ser visto a partir do próximo dia 28 de agosto, na tela da NDTV l Record TV. Os quatro episódios de “Anita: Amor, Luta e Liberdade” vão ao ar sempre aos sábados, a partir das 13h. A Direção de Produção é de Marcelo Campanholo, a Direção de Fotografia é de Marcelo Feble. Para interpretar o papel de Anita Garibaldi a série documental conta com o talento e a experiência da atriz Lize Souza e Giuseppe Garibaldi será vivido por Welington Moraes.



Autor(a): Rosiley Souza



Voltar