Sentidos humanos servem de inspiração para o livro-objeto “Imagenações”

Sentidos humanos servem de inspiração para o livro-objeto “Imagenações”

Construído por meio de ficções artístico-narrativas breves e mistas, dentre as quais estão a prosa, o verso, a fotografia, a cianotipia, a ilustração, a colagem e a história em quadrinhos, o livro-objeto “Imagenações” será lançado no dia 19 de julho em Florianópolis e no dia 26 de julho em Itajaí. Além da sessão de autógrafos, haverá leitura dramática e exibição de vídeos durante os eventos. A entrada é gratuita.

 

A publicação “Imagenações”, que busca criar espaços dialógicos entre as diversas habilidades criativas dos coautores na exploração “imaginativa” dos seis sentidos: visão, tato, gustação, olfato, audição e intuição, é resultado das interações entre a diretora de fotografia Andréa C. Scansani (Florianópolis/SC), a escritora e roteirista Kristel Kardeal (Itajaí/SC), o escritor Lucas Gabriel Soares (Balneário Camboriú/SC), o escritor Marcio Markendorf (Florianópolis/SC), a ilustradora e quadrinista Milena Fernandes Correia (Natal/RN) e o escritor e ilustrador Nílbio Thé (Fortaleza/CE).

 

Segundo Marcio Markendorf, o livro é um convite à cocriação do leitor, que pode interagir com a obra a partir de qualquer ordem e fazer a recolha das referências diretas, dos ecos visuais e das rimas semânticas que criam a impressão de que as ficções imaginativas pertencem a um mesmo universo ficcional. 

 

“O neologismo imagenação (derivado da fusão entre imagem + imaginação), em tal perspectiva, permitiu que cada artista elaborasse – de modo individual e articulado intertextualmente ao todo – como transformar o mote dos sentidos em matéria artística sensível por meio das técnicas variadas que compõem o volume”, explica Markendorf.

 

Markendorf destaca ainda que para além da percepção sensorial desejada pelos textos, o livro-objeto convida o leitor a imaginar as autorias dos materiais, já que os créditos de cada participação são apresentados apenas no final da publicação.

 

“Imagenações”

Com o selo da fictícia Editora Aboiz, a publicação de 160 páginas e concebida em capa dura, tem uma tiragem de 500 exemplares que serão entregues gratuitamente nos dias de lançamento e entregues em 30 bibliotecas públicas das mesorregiões da Grande Florianópolis e do Vale do Itajaí.

 

“A brincadeira lúdica com uma editora fictícia tem também o intuito de dialogar com outro projeto artístico que coordenei, o livro sobre um ficcional poeta argentino, ‘Os sonhos perturbados de Julian Adrián’, figura a quem, aliás, são dedicadas as ficções imaginativas”, compartilha Markendorf.

 

O livro-objeto foi realizado com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, pela Fundação Catarinense de Cultura [FCC], por meio do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura – Edição 2023, que tornou possível não apenas a materialização das “Imagenações”, mas o oferecimento de 12 oficinas de criação artística como contrapartida cultural.




Autor(a): Rosiley Souza



Voltar