Embora a adega com mais de 250 rótulos de 12 países seja a protagonista do Viñeros Wine Bar, nem de longe a cozinha do gastrobar do Multi Open Shopping, sul da Ilha, é figurante. O pedido do público por mais um Jantar Harmonizado Viñeros é a prova disso, e ele vai se repetir. Dia 23 de junho, a partir das 19h30, acontece a segunda edição do encontro intimista, com poucas reservas e cardápio pré-definido que vai além de um jantar, e quer ser uma breve imersão na arte de harmonizar com participações notáveis. Para o encontro de junho serão convidados um enólogo e um chef.
O evento trará para Florianópolis o brasileiro radicado há 25 anos em Portugal, André Manz, da vinícola ManzWine Cheleiros, que produz em várias regiões portuguesas. André, que chegou em terras lusitanas nos anos 1990 como goleiro de futebol profissional, precisou rever sua carreira após uma lesão, comprou uma vinícola e hoje tem dois de seus vinhos entre os 50 melhores de Portugal, levando um toque brasileiro à bebida. Inclusive, um desses rótulos TOP 50, o Contador de Estórias, estará na carta de vinhos do concorrido jantar. Enólogo, André também é o único produtor no mundo a utilizar a quase extinta uva Jampal, variedade que ele recuperou com a produção com rótulos como o Espumante Dona Fátima, que encerrará o Jantar Harmonizado Viñeros acompanhando a sobremesa.
E das taças direto para as panelas, o Jantar Harmonizado Viñeros também terá seu menu criado a seis mãos. Os chefs da casa, Pedro Soares e Filipe Frota, receberão Bernard Bittencourt, da Afago Cozinha Artesanal, de Florianópolis, para juntarem seus temperos numa sequência empratada exclusiva para a data. Bernard tem larga experiência nas mais diversas áreas da gastronomia e, atualmente, produz massas artesanais que abastecem cardápios elogiados em Santa Catarina. Entusiasta de ingredientes regionais, ele foi à França estudar sobre produção suína e trouxe o que aprendeu para pequenas comunidades da grande Florianópolis enxergando a gastronomia muito além das panelas.
Com snacks, entrada, dois pratos principais e sobremesa, opções entre peixe, carne e pastas, o Jantar Harmonizado Viñeros de junho também aproveita para selar a periodicidade do encontro, que acontecerá uma vez por mês.
Autor(a): Rosiley Souza
Voltar