Já é tradição: a Oktoberfest Blumenau só começa depois da sangria do barril de Spaten, assim como ocorre todos os anos em Munique, berço do festival cervejeiro mais prestigiado do mundo. A marca que atravessou o tempo mostra mais uma vez sua força, capaz de unir países distantes, mas com uma paixão em comum: a cerveja.
Nesta quarta-feira (9/10), três dias depois do encerramento da festa na Alemanha, a marca, que está presente desde a primeira edição da Oktoberfest, em 1810, reinicia os trabalhos na capital brasileira da cerveja.
Como manda o rito, o prefeito de Blumenau sangrou o barril de Spaten e inaugurou os festejos com as palavras: “O’zapf is!”, que significa “está aberto!”, em dialeto bávaro. O público de aproximadamente 12 mil pessoas, segundo a Vila Germânica, lotou o Spaten Platz e acompanhou a cerimônia com entusiasmo, brindando com suas canecas penduradas por tirantes coloridos.
Fernando Ellwanger, Diretor Comercial da Ambev em Santa Catarina, representou a cervejaria com um discurso afetivo em agradecimento por mais um ano de acolhimento da cidade e dos visitantes do evento: “este ano, temos mais um motivo para brindar: a entrega do boulevard gastronômico Spaten Garten, um espaço turístico permanente para a cidade de Blumenau, que será aproveitado não só na Oktoberfest, mas em eventos ao longo de todo o ano”. Uma entrega que, segundo Ellwanger, “reforça o compromisso da Ambev com as comunidades onde estamos presentes".
Na sequência do cerimonial, o pavilhão foi tomado pelo clima festivo com o show da tradicional banda Velhos Camaradas, que com suas clássicas marchinhas empolgou a plateia para performar as coreografias imitando os integrantes do grupo, neste primeiro dos 19 dias de um dos mais emblemáticos eventos culturais do país.
Texto de Marina Sartori.
Foto: NADA Originals.
Autor(a): Rosiley Souza
Voltar