Participar de uma CASACOR sempre é motivo de muita dedicação dos profissionais, devido à importância da mostra. Nesta edição, as arquitetas Luise Deschamps e Francieli Deschamps, que assinam a sala de estar “RDO, um legado em construção”, de 70 m2, são anfitriãs em seu ambiente no Boulevard Royal Residence. Elas fazem parte da terceira geração da RDO Empreendimentos, patrocinadora oficial da CASACOR Itapema 2024, que tem uma história de 41 anos de atuação no mercado.
Luise e Francieli, com sua equipe, colocaram mãos à obra, pesquisando a história da família e conversando com muitas pessoas para a criação do projeto. A ideia foi conceber um ambiente para receber, setorizado em uma sala de estar, área de negócios e uma parte mais futurista, com uma imersão em vídeos que contam a história da marca RDO.
Os materiais brutos de obra, como tijolos crus feitos em olaria, concreto e aço, ganharam lugar de destaque no projeto. Um exemplo é a parede de concreto com 41 barras de ferro, que simboliza os 41 anos da RDO. O piso vinílico imita o cimento e parte da parede da sala de estar cria uma moldura com ranhuras, feita na obra da RDO, esculpida para ser outro elemento de destaque.
Totalmente em sintonia com as principais tendências do mercado, o projeto contempla linhas curvas (orgânicas), tanto nos móveis soltos como nas paredes e objetos de design assinado. A cor terracota, remetendo aos tijolos desses 41 anos da RDO e as escolhas dos objetos de estima deixam o ambiente comercial com a atmosfera acolhedora de uma residência. O tampo da mesa, com design orgânico em pedra natural é outro destaque. Um pendente cravejado de cristais conversa com um objeto decorativo à mesa, com a mesma pedra.
Parte de uma parede com vidro aramado, de construção, também traz a rusticidade da obra para a sala de estar. Por ali, diante de uma maquete do Boulevard Royal Residence, os visitantes poderão perceber que as obras do prédio estão em andamento e, portanto, também em cartaz na CASACOR.
Os desafios das travessias
As profissionais destacam o tapete do estar, em azul, com linhas brancas arredondadas, simbolizando a longa travessia dos antepassados pelo oceano, as ondas dos mares e os desafios de unir expectativas e construir o futuro das próximas gerações. A peça tem desenho exclusivo do escritório e foi feita por um artesão. O legado da família, presente em todo o ambiente, está em pura sintonia com o tema da mostra deste ano: De presente, o agora. E responde à pergunta: que tipo de ancestrais queremos ser?
Homenagens à ancestralidade
Mais do que um espaço para receber e fazer negócios, o ambiente é uma homenagem aos ancestrais que tanto se dedicaram para que a RDO, hoje, estivesse nesse patamar de mercado, e ainda, como palco de uma mostra internacional. Assim, o visitante poderá observar, por exemplo, uma parede com o mosaico de fotos da família e de diversas fases da empresa.
Vasos com pinturas especiais e um livro escrito pela avó, três livros escritos pelo avô, contando a história da família Deschamps, estão dispostos junto às peças do acervo dos antepassados, como pedras e o antigo objeto de madeira que servia para modelar tijolos. Até mesmo uma garrafa de cachaça de São Pedro de Alcântara, onde a família tem raízes, está na decoração.
Passado, presente e futuro
O ambiente “RDO, um legado em construção” certamente ficará marcado na memória dos visitantes como o espaço que contempla uma linha do tempo de muitas realizações, trazendo sensações diferentes, a exemplo do ambiente imersivo, com um paredão com painéis de LED mostrando a história, com o auxílio generoso da tecnologia. Este é um ponto de atração que também se destaca no projeto. “Honramos as raízes, mas estamos cientes da missão de projetar o futuro”, dizem as profissionais Luise e Francieli Deschamps.
Autor(a): Rosiley Souza
Voltar