Neste ano, Recicleide celebra um quarto de século de compromisso e inspiração no cuidado com a Terra. Desde 1999, atravessa o Portal concebido pelo cientista Recicleinstein, como enviada especial de Reciclópolis, em uma missão: Defender a Vida no Planeta. A personagem de Karina Signori, artista que neste ano completa cinco décadas, une artes, alegria e informações socioambientais para ecoar a cultura ecológica e da paz, motivando cada um a assumir suas responsabilidades na construção de um mundo mais saudável, feliz, fraterno e sustentável.
No mês de junho é celebrado o Meio Ambiente e a artista lança sua 1ª Coleção Digital com três obras, a partir de um projeto viabilizado por meio de edital do Estado de SC. O lançamento será feito em três momentos: nos dias 5, 12 e 19. Os três e-books serão lançados por meio de live no Instagram @recicleide e disponibilizados para download gratuito.
“É auspicioso o fato de recebermos recurso público para realizar essa experimentação artística. A oportunidade de organizar as ideias e colocar no papel minhas vivências artísticas, reflexões e dicas práticas, frutos da minha expertise na interação com diferentes públicos e formatos de intervenção, de transcrever a história contada nas apresentações da Recicleide, registrando e ilustrando em livro digital, além de compartilhar a minha história artística e o meu processo de criação musical com a divulgação das minhas músicas, é muito estimulante e gratificante”, comenta Karina.
A iniciativa de experimentação literária, com autoria inédita na escrita e ilustração da artista, inicialmente previa dois volumes digitais gratuitos (em e-book e audiobook): A História de Recicleide em Reciclópolis, ilustrado, contando sobre sua terra natal, voltado ao público infanto juvenil, e Andanças da Recicleide, voltado para jovens, adultos e educadores, descrevendo dados sobre as histórias e aprendizados de seus 25 anos de atividades. Durante o desenvolvimento do projeto, no primeiro semestre de 2024, o 3º volume foi criado: Músicas da para Ecoar, com as histórias de sua trajetória autoral pela via musical e as letras das músicas cifradas para tocar e cantar, atingindo todos os públicos.
E ainda teve mais: nos meses de abril e maio, o projeto transbordou e o público foi convidado a experimentar também por meio de um evento online e gratuito, o Desafio EcoArte Literária.
O projeto de Experimentação Artística "Recicleide: Histórias para Registrar e Ecoar" conta com o apoio do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura, com recursos do Governo Federal e da Lei Paulo Gustavo.
Autor(a): Rosiley Souza
Voltar