Neste ano, Recicleide celebra um quarto de século de compromisso e inspiração no cuidado com a Terra. Desde 1999, atravessa o Portal concebido pelo cientista Recicleinstein, como enviada especial de Reciclópolis, em uma missão: Defender a Vida no Planeta. A personagem de Karina Signori, artista que neste ano completa meio século, une artes, alegria e informações socioambientais para ecoar a cultura ecológica e da paz, motivando cada um a assumir suas responsabilidades na construção de um mundo mais saudável, feliz, fraterno e sustentável. E agora, no primeiro semestre de 2024, lança um projeto auspicioso.
O projeto de Experimentação Artística "Recicleide: Histórias para Registrar e Ecoar" conta com o apoio do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura, com recursos do Governo Federal e da Lei Paulo Gustavo. Prevê a realização, em abril e maio, do "Desafio EcoArte Literária", aberto a todas as pessoas que queiram experimentar escrever e/ou ilustrar, expressando seu amor à vida, publicando sua EcoArte nas redes sociais como um instrumento de sensibilização socioambiental.
“É um projeto de experimentação artística, com o foco na escrita e na ilustração, e qualquer faixa etária poderá participar, basta ter vontade e se permitir experimentar”, explica Karina, que concebeu a metodologia CENA – Conexão + Educomunicação + Natureza + Arte e Alegria, que será aplicada nesta atividade.
Essa metodologia corresponde à exposição de áudios, vídeos e textos previamente elaborados por Karina para a motivação dos participantes, para que tenham melhor entendimento e se preparem, com consciência, alegria e presença, para a experimentação artística. A participação é totalmente on-line e cada um poderá desenvolver os desenhos, pinturas, colagens e/ou textos, poesia, prosa, fábula, romance, história em quadrinhos, letra de música, escrever e contar suas histórias, sejam reais ou fictícias… em seu próprio ritmo, durante o tempo de duração do projeto.
“O objetivo é envolver crianças, adolescentes, adultos e idosos a se permitirem expressar artisticamente em defesa da vida contribuindo na criação de um bom futuro no presente”
A participação no Desafio EcoArte Literária pode ser individual e/ou em grupo, é gratuita e para isso é necessário preencher o formulário e entrar no grupo de WhatsApp para receber o material em PDF, vídeos, áudios e os links dos encontros online: https://forms.gle/7SpFbeJyXhSedqpK7
“Convidamos educadores a realizarem a atividade consigo e com seus estudantes, independente da idade da turma, realizando o “Ritual preparatório do Desafio” e dando um tempo para que cada um, com as energias da alegria, amor e gratidão ativadas, possa manifestar sua criatividade livremente e sem julgamentos, vivenciando a experimentação com uma boa intenção”.
O projeto também prevê a produção de dois livros digitais gratuitos (e-book e audiobook) a fim de compartilhar a história de Reciclópolis para o público infanto-juvenil e as andanças da Recicleide pelo Brasil para educadores, pais e responsáveis. Posteriormente, algumas atividades realizadas durante o Desafio serão selecionadas e publicadas em um terceiro livro digital, um presente a mais no projeto, celebrando a interação das pessoas à iniciativa.
É possível acompanhar a evolução do projeto pelo Instagram @recicleide
Autor(a): Rosiley Souza
Voltar