Após dois anos de pesquisa e montagem, o espetáculo Purpurina - O Musical, estreia em Florianópolis. A produção, que apresenta uma história inédita e original, inspirada na cultura drag e com uma linguagem que alude às grandes séries, filmes e musicais com temática LGBTIA+, terá três sessões entre os dias 24 e 25 de setembro. As apresentações acontecem no Teatro Governador Pedro Ivo e os ingressos já estão à venda.
Criado por André Sens e Jamil Vigano, o espetáculo musical apresenta uma emocionante história policial interpretada por um talentosíssimo elenco e entremeada por 13 músicas inteiramente originais, além de performances coreográficas incríveis.
Tudo acontece no distrito de Magnólia, onde se localiza a babadeira casa Purpurina, conhecida não só por suas incríveis performances drag, mas também como um grande lar de acolhimento a artistas minorizados. Dentre as personagens, destacam-se Perla Purple, famosa drag queen e dona da casa Purpurina, Miguel, estudante que sonha em viver a arte da montação, e Sandra, atendente que luta para conquistar um espaço como modelo profissional.
Com direção de Jamil Vigano e produção do LAB DAT - Laboratório em Design, Audiovisual e Transmídia da Universidade Federal de Santa Catarina, o musical será apresentado às 20h30 no sábado, dia 25, em às 17h30 e 20h30 no domingo, dia 25. Na última sessão haverá interpretação em LIBRAS. Os ingressos podem ser adquiridos no site da Sympla (https://www.sympla.com.br/evento/purpurina-o-musical/1625664).
Purpurina
Segundo o Profº Dr. André Luiz Sens, por se tratar de um projeto transmídia, várias ações que expandem a história para além do teatro já foram realizadas. A primeira delas foi a criação do perfil @casapurpurina no Instagram. Nele são apresentadas e realizadas divulgações, e também serve de fomento e articulação de artistas drag de todo o país.
“Tivemos também a produção do EP Purpurina, que foi premiado no Edital Elisabete Anderle 2020, e disponível em todas as plataformas digitais. Já em 2021, o Concurso Purpurina movimentou as redes sociais e premiou as drags Lola Extravaganza, Adriane Bombom e Loise Bennet”, destaca André.
Recentemente, em junho de 2022, foi realizado o Festival Purpurina, premiado no Edital Elisabete Anderle 2021 e transmitido no canal do grupo de pesquisa e extensão LAB DAT, que é coordenado por André, que também assina como responsável pela direção artística e produção executiva do espetáculo.
Autor(a): Rosiley Souza
Voltar