Projeto Museus virtuais anuncia nova temporada com sessões que destacam os temas de maior sucesso ao longo dos anos.

Projeto Museus virtuais anuncia nova temporada com sessões que destacam os temas de maior sucesso ao longo dos anos.

O projeto Museus Virtuais, realizado pelo Instituto Maratona Cultural, está de volta para mais uma temporada e, desta vez, levará o público para visitar os roteiros “Campeões de Bilheteria”, na trajetória do exitoso projeto. Para este ano, serão 12 sessões gratuitas, às terças-feiras e sábados, no Paradigma Cine Arte, na SC-401, em Florianópolis/SC. 

 

De acordo com a presidente do Instituto Maratona Cultural, Paula Borges, o destaque desta temporada serão os roteiros com conteúdos mais específicos e enriquecedores. “Vamos agregar novidades nas sessões como “Museu D'Orsay: A Luz e a Cor na Pintura do Século XIX”, “Thyssen-Bornemisza: Expressão, Fantasia e Abstração na Pintura Moderna e Contemporânea” e “Pinacoteca: Brasilidade e as Relações com a Arte Européia” que fizeram muito sucesso nestes 10 anos e que voltam mais interativas, proporcionando uma a melhor compreensão das temáticas”, destaca Borges. 

 

Os roteiros apresentam um percurso pela história da arte desde a Idade Média até o século XX, através das obras de grandes artistas, e destacando as diferenças culturais, estilísticas e as transformações históricas do Gótico, Renascimento, barroco, classicismo, Romantismo, Impressionismo até as diferentes estéticas das vanguardas modernas e contemporâneas. “Visitaremos alguns dos mais importantes museus do mundo, conhecendo sua história e a formação das coleções de arte que tornaram essas instituições verdadeiras reservas do patrimônio da humanidade. Cada tour virtual foi pensado de modo a propiciar ao espectador conhecer o museu, sua arquitetura, a disposição das obras em exposição e muito conteúdo que permitirá conhecer mais profundamente a arte, com vivência museológica de descoberta, conhecimento e nostalgia”, destaca Claudio Toscan, arte educador que conduz as sessões do projeto. 

 

Para a estreia da temporada, neste sábado (09), às 15h, foi escolhido o roteiro “ National Gallery: Símbolos e Valores da Realeza”, que conduzirá o público até Londres (ING) para conhecer um museu tradicionalmente democrático que reúne o acervo de antigos colecionadores ingleses. “O roteiro “Símbolos e Valores da Realeza” apresenta pinturas da coleção que lançam luz sobre a noção de realeza, incluindo retratos de governantes homens e mulheres de diferentes épocas e países. Obras de mestres italianos, flamengos, ingleses e alemães pertencentes à coleção do museu serão visitados na sessão, além de salas da galeria com quadros de Giovanni Bellini, Mantegna, Veronese, Guido Reni, Rubens, Claude, Rembrandt, entre outros”, explica Toscan. 

 

O Projeto Museus Virtuais é uma realização do Instituto Maratona Cultural e  viabilizado por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Floriano polis, com apoio cultural do Corporate Park. 



Autor(a): Rosiley Souza



Voltar