Natural de Joinville, Norte de Santa Catarina, a artista visual Priscila dos Anjos abre a primeira exposição individual na Fundação Cultural BADESC, em Florianópolis. “A Outra em Mim”, com curadoria de Juliana Crispe, será aberta na quinta-feira, dia 17 de outubro, a partir das 19h. A entrada é gratuita.
Composta por 11 fotografias e objetos, a mostra é dividida em duas séries: “Fios da Memórias” e “A Dor Que o Outro Crava em Mim”. Na primeira série, que iniciou em 2004, a artista mostra o processo de pesquisa com os cabelos. Numa das obras, a artista utiliza cabelos da avó materna, da sua mãe e seus para afirmar a ancestralidade.
“Em 2018 cuidei de minha avó no hospital, tinha o ritual de pentear seus cabelos e trançá-los, os fios que restavam na escova os guardava junto com a etiqueta de acompanhante do dia. Este ato se deu até seu falecimento em 2018”, compartilha Priscila.
Já em “A Dor Que o Outro Crava em Mim”, iniciada em 2021, Priscila apresenta uma série de trabalhos com referência à violência de gênero sofrida pelas mulheres. A artista faz uso de espinhos cravados no peito como materialização deste sentimento imposto por relações conflituosas, sejam elas, entre pares ‘amorosos’, entre meios familiares, entre relações sociais.
“Abrindo a alma, deixando transparecer o estado de espírito. Lidando com essa dor que não é só minha, mas que me é imposta por outro e que muitas vezes vem como expressão de ‘afeto’, mas afetos não ferem, não sangram, não doem”, explica a artista.
A exposição “A Outra em Mim”, poderá ser visitada, gratuitamente, até o dia 5 de dezembro, de segunda a sexta, das 13h às 19h. A Fundação Cultural BADESC fica na Rua Visconde de Ouro Preto, 216, no Centro de Florianópolis.
“Sabendo da relevância da instituição para o Estado e para o circuito de arte, sinto-me honrada em fazer parte do calendário de 2024 com a minha mostra”, completa a artista que foi selecionada no Edital 2023 de Exposições da Fundação.
Autor(a): Rosiley Souza
Voltar