O Pontão de Cultura Catarina abriu neste sábado, 05/10/24, o Edital 06/2024 – Bolsa Agente Cultura Viva para a seleção de 10 jovens residentes e domiciliados no estado de Santa Catarina com o objetivo de atuarem como bolsistas vinculados ao projeto Estruturação e Ampliação da Rede Cultura Viva SC. A iniciativa é realizada pela Associação Cultural Matakiterani em parceria com o Ministério da Cultura (MinC). As inscrições ficam abertas até o dia 15/10/24.
Um Pontão de Cultura é um projeto selecionado por meio de edital público para desenvolver, articular e dar continuidade às ações culturais das Redes de Pontos de Cultura em todo o Brasil. Cada Pontão conta com a participação de Agentes Cultura Viva e de um Comitê Gestor, composto por representantes de outras entidades. O Comitê Gestor do Pontão Catarina é integrado por organizações em todas as regiões catarinenses: Florianópolis (Instituto Arco-Íris, Arreda Boi, e Alquimídia), Joinville (Amorabi e Instituto Ímpar), Bombinhas (Engenho do Sertão) Rodeio (Biblioteca Rural), Lages (Matakiterani e Menestrel Circula-Dô), Braço do Norte (Asadac), Imbituba (Coletivo Intervenção Cultural), Chapecó (Nossa Maloca) e Formosa do Sul (Tom Sobre Tom).
Bolsistas de escolas públicas atuarão por oito meses
O Edital selecionará 10 bolsistas com idades entre 18 a 24 anos, residentes em Santa Catarina e egressos de escolas públicas para apoio e assistência técnica às metas do Pontão Catarina. As atividades dos bolsistas ocorrerão por um período de oito meses, com carga horária de 20 horas semanais, sendo no máximo seis horas diárias. Cada bolsista receberá o valor mensal de R$ 900,00 e terá acesso a um notebook e um smartphone durante o período de vigência do contrato.
De acordo com Gilson Maximo, coordenador do Pontão catarinense, este é mais um passo na reestruturação da Rede Cultura Viva SC. “O lançamento do edital dos Agentes Cultura Viva do Pontão Catarina é uma ação estratégica para a realização das atividades do projeto, e vai contemplar jovens de todas as Mesorregiões catarinenses, numa ação estruturante da Política Nacional Cultura Viva", destaca.
As bolsas serão distribuídas de acordo com a seguinte divisão territorial no estado de Santa Catarina:
2 bolsistas na Mesorregião Oeste;
2 bolsistas na Mesorregião dos Vales;
2 bolsistas na Mesorregião Norte;
2 bolsistas na Mesorregião da Grande Florianópolis;
2 bolsistas na Mesorregião Sul.
A Mesorregião Serrana não terá seleção de bolsista. Fica garantida a destinação de, no mínimo, 50% das vagas para mulheres, pessoas negras, indígenas, com deficiência e da comunidade LGBTQIAPN+. No caso de pessoa com deficiência ou pessoa que não possua acesso aos meios digitais, será admitida inscrição oral, em formato de áudio ou vídeo, e a entrega de documentação em meio físico, pessoalmente ou enviada pelos Correios para o endereço Rua João José Godinho, 420, Morro do Posto, Lages/SC, CEP 88506-080, valendo a data de envio da documentação.
Todas as informações e o formulário de inscrições podem ser acessadas no site www.culturacatarina.com.br/bolsas
Autor(a): Rosiley Souza
Voltar