Pioneiro em artes marciais inclusivas, Felipe Nilo participa da inauguração da Mov Kids, especializada em tratamento para neurodivergentes, em BC

Pioneiro em artes marciais inclusivas, Felipe Nilo participa da inauguração da Mov Kids, especializada em tratamento para neurodivergentes, em BC

Pioneiro na inclusão de pessoas autistas nas artes marciais no Brasil e no exterior, o professor e ex-atleta mineiro Felipe Nilo esteve em Balneário Camboriú para inauguração da Mov Kids, clínica especializada em tratamento fisioterápico multidisciplinar para crianças e adolescentes neurodivergentes. 

Fundada pelo empresário Gercílio Macêdo e pelo fisioterapeuta pediátrico Magno Castro, a Mov Kids oferece fisioterapia respiratória e neurológica, terapia, psicoterapia, aulas de judô e orientação parental. 

"Como negócio, entendemos que investir na Mov Kids é uma maneira de cumprir um sonho através de um legado clínico. Nosso principal valor é proporcionar um atendimento com qualidade técnica e habilidades sociais e afetivas. Assim, podemos transformar vidas e criar um legado de superação e mudança positiva”, avalia Magno, que há mais de oito anos trabalha com crianças neurodivergentes. 

De acordo com o último Censo Escolar, publicado em 2023, matrículas na educação especial chegam a mais de 1,7 milhão no país. Esse aumento está relacionado a uma série de fatores, mas principalmente à migração de estudantes do ensino privado para o público durante a pandemia e a identificação precoce dos casos por parte de pais, responsáveis e professores. 

"A inclusão de pessoas autistas em atividades esportivas e culturais é uma causa que trabalho incansavelmente nos últimos 11 anos. Em 2013, tive a honra e o desafio de receber o primeiro aluno autista em uma aula de Jiu-Jitsu coletivo. Naquele momento, percebi a ausência de profissionais e recursos adequados para atender esse público por meio das artes marciais. Desde então, me dedico ao desenvolvimento de práticas pedagógicas esportivas voltadas exclusivamente para pessoas autistas e com deficiência”, conta Felipe Nilo. 

Nas artes marciais, Nilo possui mais de 25 anos de experiência, sendo faixa preta 4º grau de Jiu-Jitsu e graduado em outras quatro artes marciais. Como parte do seu trabalho, idealizou o Instituto Nacional de Artes Marciais Inclusivas (INAMI) e o Espaço Felipe Nilo, que promovem a inclusão por meio de práticas esportivas adaptadas, artes marciais, psicomotricidade, dança, musculação e defesa pessoal. Além disso, como escritor, é autor do livro “A Importância do Jiu-Jitsu e das Artes Marciais para Crianças e Adultos com Autismo” e coautor de “Autismo ao Longo da Vida”.

A Mov Kids (@movkids.clinica) atende se segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, na Rua 2500, número 331. 

 

Crédito das fotos: Jellyfish




Autor(a): Rosiley Souza



Voltar