Piloto catarinense Jeff Giassi fica entre os quatro melhores na principal categoria da Porsche Endurance Series 2022

Piloto catarinense Jeff Giassi fica entre os quatro melhores na principal categoria da Porsche Endurance Series 2022

O piloto catarinense Jeff Giassi, em dupla com Nicolas Costa, conquistou o quarto lugar na classificação final da categoria Carrera da Porsche Endurance Series 2022, a principal da competição. A etapa final foi no sábado, nos 500 km de Interlagos, onde eles se revezaram no cockpit do Porsche 911 GT3. A dupla – que é patrocinada por Giassi Supermercados, Combo Atacadista e PRIO – chegou a figurar como a campeã ao longo da prova, mas perdeu a vantagem com a entrada do Safety Car na pista, devido ao mau tempo.

“Estávamos super competitivos no começo da corrida, a estratégia estava encaixando e nosso ritmo era muito bom. Mas a corrida foi para o regime de Safety Car e ficou assim até o fim. Isso tirou toda a vantagem que a gente tinha, que era de já ter feito as cinco paradas no box antes de todo mundo. Se a corrida tivesse sido paralisada antes (como se chegou a cogitar), a gente teria vencido a prova e o campeonato. Estávamos com a mão na taça, mas infelizmente houve esse imprevisto”, explica Jeff.

A possível vitória da dupla foi inclusive citada pelo narrador durante a transmissão da prova no youtube oficial da Porsche Cup Brasil. Segundo o comentarista, por serem naquele momento (quando entrou o Safety Car) os únicos a terem feito as cinco paradas obrigatórias, eles estariam em vantagem, caso a prova fosse paralisada ao completar 75% das voltas, como permite o regulamento.

Apesar disso, Jeff Giassi avalia que terminar em quarto lugar, dentro do top 5 na categoria principal, é um resultado muito bom. “Ainda mais que disputamos com pilotos que tiveram bem mais tempo de preparação, pois correram seis provas a mais que a gente. Por isso, consideramos que acabou dando tudo certo e estamos satisfeitos com a conquista deste resultado”, afirma.

A prova foi considerada uma das mais desafiantes e perigosas até mesmo por pilotos mais experientes, devido à forte chuva que caiu durante quase todo o tempo. As péssimas condições de visibilidade e da pista (com muita água acumulada, o que fez vários carros aquaplanar e rodar) levou a direção a optar pelo safety car na volta 76, sendo que a prova era de 117. O encerramento acabou pelo quesito tempo, de quatro horas e meia.

 

Final da competição virtual Porsche

Esports Brasil será hoje (05/12)

 

Além das pistas de automobilismo, Jeff Giassi se destaca também nas provas virtuais, pela equipe Fyra. Ele é o atual tricampeão da Porsche Esports Brasil, o principal campeonato de automobilismo virtual do país. Jeff está em segundo na classificação. A etapa final será hoje (5/12), no Circuito de Interlagos, às 21h, poderá ser assistida neste link.

“A expectativa para esta prova virtual é muito boa, pois estou em segundo lugar na tabela de pontos. Como tenho uma boa vantagem de pontos, dá para arriscar, ir para cima, sem o risco de ficar fora do top 3. Se a estratégia der certo, tenho grandes chances de conquistar o título nesta final e chegar ao tetra”, explica o piloto. Jeff Giassi também já está classificado para o mundial virtual, que acontece no ano que vem.




Autor(a): Rosiley Souza



Voltar