O nível de confiança com o sucesso da temporada de verão 2024/2025 na Capital é alto ou muito alto para mais da metade dos associados do Destino Floripa & Região. A entidade realizou uma pesquisa com representantes de hotéis, restaurantes, organizadores de eventos e prestadores de serviços para avaliar a expectativa com o fluxo de turistas, o impacto de eventos como Natal, Réveillon e Carnaval, e os principais desafios e oportunidades para o setor.
Para 46,7% dos associados, o fluxo de turistas terá aumento significativo, enquanto 38,8% esperam uma elevação moderada. Já 80% acreditam que o tempo médio de permanência dos visitantes de Florianópolis será maior. O otimismo reside, em especial, no fortalecimento de mercados tradicionais, como a Argentina, e na maior presença de turistas de outros países, que deve contribuir com 20% do movimento na temporada, segundo a pesquisa.
O turista chileno é a principal aposta de crescimento do trade, seguido pelo argentino, europeu, uruguaio e paraguaio. “A expectativa está associada às novas rotas aéreas que conectam Florianópolis com voos diretos a esses países, além dos novos voos para Portugal, Caribe e América do Norte”, explica o presidente do Destino Floripa, Mario Costa Junior.
A entidade internacionalizou suas ações e em 2024 realizou eventos presenciais de divulgação de Florianópolis e região junto ao trade da Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai, Portugal e Panamá, participando diretamente da abertura de novas rotas de voos entre Florianópolis e destinos do Mercosul, além do voo direto para Portugal. E também abriu novos mercados com eventos em estados do Sudeste.
A pesquisa mostra ainda que o Réveillon é a data com maior impacto no desempenho da temporada, e que 80% dos associados querem a manutenção dos shows pirotécnicos, mas acreditam que soluções alternativas inovadoras e sustentáveis são bem-vindas. Porém, quase 50% dos associados destacam que é necessária mais antecedência na divulgação das atrações dos festejos de Natal, Réveillon e Carnaval, de forma a permitir um trabalho de captação de turistas. “São datas essenciais para alavancar o movimento turístico”, frisa Mario.
Os desafios que impactam no turismo
A pesquisa também identificou desafios críticos, como a necessidade de melhorias em infraestrutura, qualificação de equipes nos prestadores de serviços e gestão integrada de eventos por parte da prefeitura municipal - na esfera privada, 88,8% do setor está investindo em infraestrutura e/ou ampliação de equipe.
A mobilidade urbana da Capital é um ponto negativo para 86,7% dos associados do Destino Floripa. Outros pontos de preocupação são a balneabilidade (64,4%), seguida da segurança pública (35,6%), abastecimento de água (33,3%), alagamentos (31,1%) e fiscalização de ambulantes irregulares (20%). “A identificação desses gargalos nos permite alinhar ações e promover o diálogo com os gestores públicos e os demais interessados, fortalecendo nossa capacidade de responder às demandas reais do mercado”, reforça Mario.
PESQUISA SOBRE A TEMPORADA 2024/2025 EM FLORIANÓPOLIS
Nível de confiança no sucesso da temporada:
Muito alto: 11,1%
Alto: 40,1%
Moderado: 42,2%
Baixo: 4,4%
Muito baixo: 2,2%
Média esperada de permanência dos turistas:
Aumento significativo: 28,9%
Aumento moderado: 51,1%
Manutenção: 15,6%
Queda moderada: 4,4%
Queda significativa: 0%
Mercado com maior representatividade esperado:
Nacional: 42,2%
Internacional: 20%
Ambos, com destaque equilibrado: 37,8%
Estados com maior fluxo esperado de turistas:
Rio Grande do Sul: 80%
São Paulo: 75,6%
Santa Catarina: 57,8%
Paraná: 48,9%
Mato Grosso do Sul: 20%
Rio de Janeiro: 15,6%
Minas Gerais: 8,9%
Distrito Federal: 8,9%
Goiás: 2,2%
Principais desafios:
Mobilidade urbana: 86,7%
Balneabilidade das praias: 64,4%
Segurança pública: 35,6%
Abastecimento de água: 33,3%
Alagamentos: 31,1%
Fiscalização de ambulantes irregulares: 20%
Alagamentos: 2,2%
Fonte: Destino Floripa & Região
Para 46,7% dos associados, o fluxo de turistas terá aumento significativo, enquanto 38,8% esperam uma elevação moderada. Já 80% acreditam que o tempo médio de permanência dos visitantes de Florianópolis será maior. O otimismo reside, em especial, no fortalecimento de mercados tradicionais, como a Argentina, e na maior presença de turistas de outros países, que deve contribuir com 20% do movimento na temporada, segundo a pesquisa.
O turista chileno é a principal aposta de crescimento do trade, seguido pelo argentino, europeu, uruguaio e paraguaio. “A expectativa está associada às novas rotas aéreas que conectam Florianópolis com voos diretos a esses países, além dos novos voos para Portugal, Caribe e América do Norte”, explica o presidente do Destino Floripa, Mario Costa Junior.
A entidade internacionalizou suas ações e em 2024 realizou eventos presenciais de divulgação de Florianópolis e região junto ao trade da Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai, Portugal e Panamá, participando diretamente da abertura de novas rotas de voos entre Florianópolis e destinos do Mercosul, além do voo direto para Portugal. E também abriu novos mercados com eventos em estados do Sudeste.
A pesquisa mostra ainda que o Réveillon é a data com maior impacto no desempenho da temporada, e que 80% dos associados querem a manutenção dos shows pirotécnicos, mas acreditam que soluções alternativas inovadoras e sustentáveis são bem-vindas. Porém, quase 50% dos associados destacam que é necessária mais antecedência na divulgação das atrações dos festejos de Natal, Réveillon e Carnaval, de forma a permitir um trabalho de captação de turistas. “São datas essenciais para alavancar o movimento turístico”, frisa Mario.
Os desafios que impactam no turismo
A pesquisa também identificou desafios críticos, como a necessidade de melhorias em infraestrutura, qualificação de equipes nos prestadores de serviços e gestão integrada de eventos por parte da prefeitura municipal - na esfera privada, 88,8% do setor está investindo em infraestrutura e/ou ampliação de equipe.
A mobilidade urbana da Capital é um ponto negativo para 86,7% dos associados do Destino Floripa. Outros pontos de preocupação são a balneabilidade (64,4%), seguida da segurança pública (35,6%), abastecimento de água (33,3%), alagamentos (31,1%) e fiscalização de ambulantes irregulares (20%). “A identificação desses gargalos nos permite alinhar ações e promover o diálogo com os gestores públicos e os demais interessados, fortalecendo nossa capacidade de responder às demandas reais do mercado”, reforça Mario.
PESQUISA SOBRE A TEMPORADA 2024/2025 EM FLORIANÓPOLIS
Nível de confiança no sucesso da temporada:
Muito alto: 11,1%
Alto: 40,1%
Moderado: 42,2%
Baixo: 4,4%
Muito baixo: 2,2%
Média esperada de permanência dos turistas:
Aumento significativo: 28,9%
Aumento moderado: 51,1%
Manutenção: 15,6%
Queda moderada: 4,4%
Queda significativa: 0%
Mercado com maior representatividade esperado:
Nacional: 42,2%
Internacional: 20%
Ambos, com destaque equilibrado: 37,8%
Estados com maior fluxo esperado de turistas:
Rio Grande do Sul: 80%
São Paulo: 75,6%
Santa Catarina: 57,8%
Paraná: 48,9%
Mato Grosso do Sul: 20%
Rio de Janeiro: 15,6%
Minas Gerais: 8,9%
Distrito Federal: 8,9%
Goiás: 2,2%
Principais desafios:
Mobilidade urbana: 86,7%
Balneabilidade das praias: 64,4%
Segurança pública: 35,6%
Abastecimento de água: 33,3%
Alagamentos: 31,1%
Fiscalização de ambulantes irregulares: 20%
Alagamentos: 2,2%
Fonte: Destino Floripa & Região
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Autor(a): Rosiley Souza
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