O que sobra da realidade quando vivências artificiais parecem mais concretas do que lembranças? Ao acordar em um dia como outro qualquer, Franz percebeu ter lembrança de acontecimentos que nunca tinha vivido. Para piorar, essas memórias estranhas também invadiram a mente dos outros membros de sua cambada. O livro Hiperconectados é uma ficção científica distópica que questiona os limites e malefícios do excesso de informação aos quais as pessoas se expõem todos os dias pela internet. Através da história de Franz e seus amigos, o escritor e influenciador digital Dado Pieczarcka, de Florianópolis (SC), revela um futuro onde o passado de ninguém está seguro das corporações. A obra já está disponível tanto em formato digital como também em livro físico.
Por conta dessa invasão mental, o protagonista Franz começa a desconfiar que é a enxurrada de conteúdo online que entorpece a população. Esta pode ser uma estratégia para que as massas permaneçam entretidas e hiperconectadas, o mais distante possível da verdade. Agora, Franz e a cambada precisam descobrir o Erro do Sistema para vencerem a batalha contra a inteligência artificial. "Mas como todos da cambada lembravam os mesmos versos? E por que o onipresente Sistema considerava-as tão grave a ponto de surpreender na Ausência? Com essas perguntas alfinetando o cérebro e diante da tragédia à sua frente, as pernas perderam a força e tombou de joelhos em frente a Incêndio, que gritava e se contorcia cada vez mais desesperado" - diz um trecho da obra.
Em Hiperconectados, Dado Pieczarcka mostra o futuro do ponto de vista de um grupo de desajustados, que vivem em um lugarejo distante do alcance do sinal do Sistema. Na onda de clássicos do cyberpunk como Matrix, Akira e Black Mirror, o autor faz uma poderosa crítica aos limites do uso da internet e como alguns grupos têm tirado vantagem disso.
O livro físico com 342 páginas pode ser adquirido pelo site https://dadopieczarcka.com/ e a versão digital (e-book) pode ser comprada pela Amazon.
Autor(a): Rosiley Souza
Voltar