A edição do III Congresso Catarinense de Arquitetura e Urbanismo do CAU (Conselho de arquitetura e urbanismo) traz como convidada internacional a especialista em Lighiting Design, arquiteta Helena Gentili, que está retornando ao Brasil após longo período no exterior, e a participação da arquiteta Susanna Antico, da Itália.
Helena que tem vasta experiência em design de iluminação arquitetônica, na Índia em Bangalore assinou o projeto de iluminação da HMG Stones Showroom (2018) e atualmente coordena o desenvolvimento do projeto para iluminação das obras de Arte para o novo aeroporto internacional de Bangalore, entre outros trabalhos corporativos, como o novo Campus da Boeing, também em Bangalore.
Na Bélgica foi responsável em colaboração com Susanna Antico Lighting Design Studio (2019) pelo projeto de iluminação da Catedral de Antuérpia e seus arredores, vencendo o prêmio internacional Execellence Award pela associação internacional de Lighting Desing (IALD).
Em 2018 recebeu o prêmio 40under40, premiação que destaca os 40 jovens mais talentosos e promissores da atualidade, de até 40 anos de idade, na área de design de iluminação em todo o mundo.
A arquiteta brasileira, que se destacou no exterior, também assina projetos no Brasil, como o projeto de iluminação do restaurante carioca Casa Momus e o conceito de iluminação para a marca vegana "Lapa no Rio", e em Florianópolis, atua nas consultorias para as lojas como Camicado e Kopenhagen.
Entre seus projetos atuais, o empreendimento Lago Almeida, no Jurerê Internacional em Florianópolis, da RMZ Construtora.
Os participantes do Congresso terão a oportunidade de assistir uma oficina com as especialistas com assunto "Luminotécnica". O objetivo da oficina é proporcionar aos alunos uma experiência prática com a oportunidade de experimentar, testar conceitos criativos e prototipagem em um projeto de iluminação.
Os tópicos que serão apresentados durante a oficina abrangem desde o desenvolvimento do conceito até a construção de instalações e protótipos de luminárias, bem como treinamento sobre os principais tópicos de design de iluminação em um estudo de caso real. Idealmente, os resultados dos workshops de luz se tornariam instalações luminosas permanentes ou temporárias no espaço público/privado dependendo da disponibilidade do local do evento.
Os workshops apresentam um desafio interessante não só para designers e planejadores, mas também são úteis para administradores e coordenadores de projetos, dando a oportunidade de ver e experimentar diferentes soluções de iluminação em escala 1:1 antes de fazer investimentos definitivos.
E para finalizar sua participação no evento dia 18, a palestra das especialistas em Lighthing Design terá como título " Luz Projetada, Cidadão Feliz: Iluminacão Urbana integrada ao projeto do territorio" .
Autor(a): Alex Ferrer
Voltar