No Sítio Pedras Rollantes, visitantes são convidados a plantar mudas

No Sítio Pedras Rollantes, visitantes são convidados a plantar mudas

Durante o mês de setembro e até o final da primavera, quem visitar o Sítio Pedras Rollantes, em Alfredo Wagner, pode ter “Uma árvore para chamar de sua”. O movimento acontece desde 2018 e é uma chamada para que os visitantes do Café ou da Pousada plantem uma árvore para deixar registrada a sua passagem. Também marca o Dia da Árvore, celebrado em 21 de setembro

 

Entre os visitantes que já plantaram suas árvores estão os arquitetos Dalmo Vieira e Regina Weissheimer, de Florianópolis, que também responsáveis pelo projeto de uma das casas da Pousada. Quando eles oficializaram a união, o encontro entre os familiares e padrinhos aconteceu em Pedras Rollantes. Cada convidado recebeu uma muda de uma árvore de mata nativa para marcar a data, e elas foram plantadas próximo à mata ciliar junto à margem do Rio das Águas Frias, que passa por dentro da propriedade. E cada uma delas recebeu uma plaquinha com o nome popular da espécie, o nome científico e os nomes de quem as plantou, para que possam ser visitadas futuramente. 

 

Tarcísio Mattos, um dos sócios do Sítio, adianta que as mudas podem ser de árvores frutíferas, de sombra ou ornamentais. O importante é que seja uma muda de boa qualidade e que não sofra com a geada, pois Pedras Rollantes está 500 metros acima do nível do mar e, em alguns anos, o inverno mais rigoroso. “Também é legal que seja uma muda originária da Mata Atlântica, mas isto não é fundamental”, completa. 



Autor(a): Rosiley Souza



Voltar