Museu da Escola Catarinense será palco da premiação e encerramento tuda 6º Transforma nesta quarta-feira

Museu da Escola Catarinense será palco da premiação e encerramento tuda 6º Transforma nesta quarta-feira

Em celebração à diversidade, a 6º Transforma – Festival Internacional de Cinema da Diversidade de Santa Catarina se despede com uma programação especial de encerramento no Museu da Escola Catarinense, no dia 18 de fevereiro. A partir das 19h30, ocorre a Cerimônia de Premiação onde serão anunciados os destaques desta edição, que exibiu 82 filmes nacionais e internacionais, além de promover debates, apresentações artísticas e feira de empreendedorismo. Em seguida, às 20h30, inicia o Cortejo Cultural com o Blocu Sapatransviade, com a presença da musa trans do carnaval de Florianópolis Patrícia Fonttine como porta-estandarte da Transforma, que promete animar as ruas próximas ao museu, com música, dança e muita energia.

A Transforma 2024 já se tornou um marco de resistência e celebração para a comunidade LGBTQIAPN+,  e consolida-se como um espaço de visibilidade e transformação social. A programação completa da última edição segue disponível em festivaltransforma.com.br.

 

Sobre a Transforma 

Produzida pela BAPHO Cultural de Florianópolis e pela Associação em Defesa dos Direitos Humanos com Enfoque na Sexualidade (ADEH), a Transforma é o único festival de cinema LGBTQIAPN+ do sul do país em atividade e um dos poucos a exibir filmes que abordam com profundidade temáticas relacionadas às discussões sobre diversidade sexual, gênero e cultura queer. Desde a sua edição inaugural, realizada em 2018, foram inscritos mais de 400 produções originárias de todas as regiões do Brasil, além de aproximadamente 700 internacionais de países como Irã, Argentina, Espanha, Portugal, EUA e outros.

 

Apoio 

A 6ª Transforma é um projeto financiado pelo edital Prêmio Catarinense de Cinema (edição 2023), do Governo do Estado de Santa Catarina, via Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recursos da Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura e Governo Federal. O evento conta também com o apoio institucional do Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina - CEART/UDESC.



Autor(a): Rosiley Souza



Voltar