Modelo com autismo é destaque no projeto “Histórias que Inspiram”, com live nesta quinta-feira (25/08)

Modelo com autismo é destaque no projeto “Histórias que Inspiram”, com live nesta quinta-feira (25/08)

Compartilhar experiências inspiradoras de pessoas que levantam bandeiras de respeito à diversidade e inclusão. Esse é o objetivo da série de lives “Histórias que Inspiram”, que na próxima quinta-feira (25), às 19h, no perfil @userockfella, contará com a participação da modelo Maria Eduarda Rosa (@maduardars), de Florianópolis. A jovem de 22 anos tem autismo nível 1 e quer, através de seu trabalho, promover visibilidade e respeito aos portadores.

O projeto é uma iniciativa daRockfella Moda Rock’n Cult(@userockfella) em parceria com a Agência de Modelos Gas Models (@gasmodelsfloripa), da qual Madu faz parte há cerca de um ano. Já participaram da ação modelos defensores de bandeiras como albinismo e feminismo – e que também fogem do padrão convencional do mundo da moda. O bate-papo descontraído e cheio de conteúdo tem no comando o CEO da Rockfella, Rafael Calza.

Madu conta que recebeu o diagnóstico de autismo quando já era adulta e, a partir daí, abraçou a causa. “Hoje tento conscientizar as pessoas sobre este tema, tanto nas redes sociais quanto no dia a dia”, ressalta a jovem, que é estudante do Curso de Terapia Ocupacional na Universidade Federal do Paraná.

Madu explica que um dos maiores problemas que enfrenta é a invalidação constante do seu quadro. “Quando utilizo os direitos previstos em lei, como assento ou fila preferencial, as pessoas me olham, me julgam e já chegaram até a me insultar. Isso acontece porque elas não têm conhecimento sobre a deficiência, que no meu nível é invisível, pois difere do estereótipo do autismo mais severo”.

A modelo espera que com o seu ingresso no mercado da moda, possa trazer mais visibilidade, mostrando que os autistas adultos existem e que são de várias formas, com diferentes dificuldades. “Além disso, quero mostrar para os próprios autistas que é possível eles trabalharem com moda ou com qualquer outra coisa que desejam e sonhem. Quero inspirar outras pessoas”, ressalta. O projeto “Histórias que Inspiram” segue em setembro, desta vez com a live de André Gaiad @andre.gaiad, que defende a causa das etnias.



Autor(a): Rosiley Souza



Voltar