Dando continuidade ao projeto “Flores em Vida no Jardim das Delícias”, o Bloco Filhas e Filhes de Eva realiza no domingo, dia 29, o segundo cortejo especial que homenageará Elma Silva Weba, mais conhecida como Mestra Elma. Fundadora do grupo nZambi e Mestra de Capoeira Angola, Elma é uma figura de grande relevância para a cultura de Florianópolis, sendo uma inspiração para muitas mulheres e pessoas não-binárias na cidade.
O cortejo tem como ponto inicial o Eden Beer, na Avenida Pequeno Príncipe, no Campeche, às 11h30, e seguirá em direção à Pacuca - Parque Cultural do Campeche, também na Avenida Pequeno Príncipe, um espaço simbólico para a homenageada. O evento faz parte de uma série de quatro apresentações que visam celebrar mulheres cujas trajetórias impactaram profundamente a cena cultural local. A primeira a ser celebrada foi Margarete da Rosa Vieira (Marga), coordenadora do Baque Mulher Floripa, e outras duas apresentações estão programadas para os próximos meses, consagrando a saxofonista Silvia Beraldo, e a dançarina, Aldelice Braga (Nêga).
O projeto “Flores em Vida no Jardim das Delícias”, apoiado pela Lei Paulo Gustavo D+ SC 2023, busca visibilizar e ressignificar as contribuições de figuras femininas, especialmente negras, em campos como a música, capoeira, dança e maracatu.
Sobre Bloco Filhas e Filhes de Eva
Em novembro de 2022, Eva Figueiredo, saxofonista e regente, junto com outras mulheres, convocou um grupo para formar o primeiro coletivo de sopros e percussão formado apenas por mulheres e diversidades de gênero em Florianópolis. A estreia no carnaval de 2023 impactou a cena cultural, dando visibilidade a uma série de instrumentistas, arranjadoras e profissionais da música, pautando um novo horizonte sobre o tema da equidade de gênero nos trabalhos musicais da cidade.
O grupo foi fortemente celebrado por sua excelência musical e com isso rapidamente ganhou destaque. Com esse impacto, mesmo recém-formado, o coletivo recebeu um convite para tocar no mais renomado festival de música instrumental da cidade, o Floripa Instrumental, que recebe todos os anos grandes nomes da música instrumental brasileira. De lá pra cá o grupo esteve presente nos principais festivais e eventos da cidade, entre os quais se destacam o Bourbon Jazz Festival e o Festival Lanterna Mágica, além da abertura de shows de grandes artistas nacionais como Lenine, em 2023, e Maria Gadu, neste ano.
Na foto: Mestra Elma.
Autor(a): Rosiley Souza
Voltar