Madeira de barcos e materiais de pesca descartados viram mobiliário escultórico nas mãos de Elias Lanzarini

Madeira de barcos e materiais de pesca descartados viram mobiliário escultórico nas mãos de Elias Lanzarini

Do mar para um florido jardim. As peças criadas pelo artesão gaúcho Elias Lanzarini são produzidas a partir da sua relação com o mar no litoral catarinense. O profissional resgata os materiais das mesmas águas que admira, reaproveitando a madeira de barcos avariados - deixados pelos antigos proprietários à deriva - que teriam como destino o descarte. 

“Meu móvel é de barcos que muitas vezes vão para o lixo. Eu busco na madeira, nas cordas, ganchos, cabos, metais a minha matéria-prima. Não quero madeira certificada. Quero um móvel bonito, resistente, durável, bem acabado e sustentável”, comenta Elias.

 

Premiado na primeira edição do ELLE DECO International Design Awards, em 2023, com a peça Rainha do Mar - uma homenagem a Yemanjá - três criações do artista fornecidas pela Autoria Design, estão em exposição no Jardim Raízes. O projeto é do arquiteto e paisagista Rodrigo Gheller à frente do escritório Terraço Arquitetura da Paisagem, na CASACOR/SC-Florianópolis. 

 

A poltrona San Diego, feita de materiais reutilizados de pesca convida ao contato e ao descanso em meio à natureza. Mais dois núcleos de estar compõem o espaço com a cadeira Carijó e o banco Casaria feitos por Elias a partir do mesmo processo sustentável. A mostra catarinense fica em cartaz no D/Season Residence Club até dia 24 de novembro, no bairro João Paulo, em Florianópolis.  

Crédito das fotos: Lucas Reitz.

 

 

 




Autor(a): Rosiley Souza



Voltar