A história escrita a muitas mãos e diferentes corpos sobre a profissionalização e difusão da dança de norte a sul do Brasil. Os textos inéditos coletados e organizados pelos professores e pesquisadores de dança da FURB (Universidade Regional de Blumenau), Jussara Xavier e Marco Aurelio da Cruz Souza, foram concentrados no livro “Tudo isto é dança”, lançado recentemente pela editora Anda (Associação Nacional de Pesquisadores em Dança).
Em formato impresso e de e-book, a publicação tem distribuição gratuita viabilizada Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura / Artes - Edição 2020, promovido pelo Governo de Estado de Santa Catarina por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC). O conteúdo digital pode ser baixado nos sites da Anda e da Midiateca de Dança.
A dupla de pesquisadores convidou artistas atuantes no Amazonas, Bahia, Goiás, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo para somar suas trajetórias e conhecimentos acerca de questões do fazer, pensar, aprender e ensinar a partir do movimento. Dividido em três momentos distintos, o livro traz textos de singulares pontos de vista e vida organizados nos capítulos: memórias e histórias; experiências de ensino e formação e composição de diferenças.
Segundo os idealizadores do projeto, o principal objetivo é propagar o valor, as diferentes formas de fazer e pensar o movimento e descortinar o campo possível de profissão, atuação e estudo. Além de colocar a dança como área fundamental do conhecimento humano.
"Tudo isto é Dança" ainda marca um valioso acontecimento em Santa Catarina com a formação da primeira turma de licenciatura em dança pela FURB, em Blumenau. A formatura ocorre este ano. Destaque também para a homenagem ao bailarino e escultor baiano Pedro Dantas Riso (1941 -2019), que dirigiu a Escola de Ballet do Teatro Carlos Gomes e ajudou a formar uma geração de bailarinos em Blumenau. Suas obras, inclusive, ilustram as páginas da publicação.
"O projeto também é uma forma de marcar a licenciatura da primeira turma de formados em dança da FURB, o primeiro curso do Estado. E ainda presta merecida homenagem ao artista Pedro Dantas Riso, estendendo a todos os profissionais que se dedicam à dança no país. É um livro para documentar, trocar e informar a sociedade sobre o papel da dança no desenvolvimento humano", comemoram Jussara e Marco.
Autor(a): Rosiley Souza
Voltar