Lira Tênis Clube finaliza o ano com 100% das vagas das aulas de natação terapêutica para autistas oferecidas gratuitamente

Lira Tênis Clube finaliza o ano com 100% das vagas das aulas de natação terapêutica  para autistas oferecidas gratuitamente

Um projeto inovador que iniciou há dois anos no Lira Tênis Clube, no Centro de Florianópolis, alcançou parcerias e resultados benéficos para a comunidade autista. Desde 2022, são oferecidas aulas de natação exclusivas para portadores de qualquer grau do espectro autista de 7 a 17 anos. O projeto surgiu com base nos benefícios que a natação proporciona para estas crianças e adolescentes no aspecto cognitivo, comportamental e social.

           No lançamento do projeto, as aulas oferecidas eram pagas, mas devido alta procura e a vontade de incluir a sociedade como um todo, o clube se mobilizou e foi contemplado por meio da Secretaria Municipal de Licitações, Contratos e Parcerias da Prefeitura de Florianópolis, com um recurso de R$ 29.827,04, implementado de julho de 2024 a dezembro de 2024. O que possibilitou que todas as 24 vagas de aulas de natação exclusivas para autistas no Lira Tênis Clube fossem preenchidas sendo gratuitas. 

 

          “O Lira vai completar 100 anos de atividades em 2026, e neste centenário esteve muito presente na história da cidade, e agora quer se fazer ainda mais presente na comunidade, por isso, a oferta dessas vagas gratuitas é um orgulho para o Lira, tanto pelo pioneirismo do projeto que beneficia um público tão especial, quanto por poder abrir nossas portas para não associados se beneficiarem da nossa estrutura”, argumenta Carlos Eduardo Ferrarini Cardoso, presidente recém reeleito do Lira Tênis Clube que seguirá mandato por mais dois anos.

 

Terapia na água é eficaz

            As aulas para autistas são oferecidas pela equipe formada pela Professora Franciane Temochko, a professora Elisandra Ferrari e Cláudia Benedet, que é a coordenadora do projeto. Cada aluno tem aula uma vez por semana, nas terças-feiras às 11h, ou nas sextas-feiras às 12h ou 16:30h, e participa acompanhado de um responsável na piscina. As atividades incluem motivações físicas e estímulos sensoriais. “A ideia é ajudar na adaptação ao meio aquático, social e motor, entre outros benefícios”, explica Cláudia Benedet.

           Para Josiane Félix de Souza, mãe da aluna Isadora Félix Travascky, de 13 anos e autismo nível de suporte 1, a natação é uma das únicas terapias que a adolescente, que frequenta as aulas a três meses, se adaptou e não tem crises durante o processo, e comemora: “A Isa consegue fazer todas as atividades proporcionadas a ela”.

          Já o veterano Tiago da Rosa Stolf, de 9 anos e grau de suporte 1, que frequenta a natação há dois anos, evoluiu e ganhou desenvoltura para agir na água, conquistou mais equilíbrio, foco e alegria durante as aulas, segundo as observações de sua mãe, Vilma Rosa Stolf, que conta: “No início, nós pagávamos as mensalidades das aulas do Tiago, depois com o auxílio do clube e do projeto, conseguimos a bonificação de 100% e ele frequenta as aulas gratuitas”.

.      “Trata-se de um grande aprendizado imergir nesse universo tão especial, rico e intenso que é o cotidiano de um autista e poder contribuir de alguma forma para o desenvolvimento destes alunos”, defende Franciane Temochko professora dos alunos especiais.

 

O futuro do projeto

                  Com recesso de final de ano, as aulas de natação para autistas encerram em dezembro e retornam dia 03 de fevereiro de 2025 no Lira Tênis Clube. Até que possa participar de novos editais públicos para garantir 100% das vagas gratuitas, o Lira vai oferecer descontos especiais para manter seus alunos nas aulas e, dependendo da renda familiar, o próprio clube vai manter a gratuidade do aluno.



Autor(a): Rosiley Souza



Voltar