A noite desta segunda, 29, foi movimentada no restaurante Salí, do Leblon, no Rio de Janeiro. Empresários e artistas se reuniram em um jantar e leilão beneficente de uma obra do artista Beto Gatti, em prol do Instituto Cidades Invisíveis - CI. Foram arrecadados R$46 mil reais que serão destinados às atividades do Bonsai Vidigal, unidade do instituto que atende pessoas em situação de vulnerabilidade social na capital fluminense.
Assinado pelo Chef Ricardo Lapeyre, o jantar contou com um cardápio especial preparado para as cerca de 50 pessoas, que marcaram presença no evento realizado pela Tailor Partners, patrocinadora do Bonsai Vidigal. Entre os convidados estavam o ator Malvino Salvador e a esposa, a apresentadora e lutadora, Kyra Gracie, os sócios do Salomão Advogados, Bernardo Kaiuca, Rodrigo Raposo e Rodrigo Cotta, além de outros grandes empresários brasileiros.
Após o jantar, um quadro fotográfico do artista Beto Gatti foi leiloado e arrematado por Rodrigo Cotta, da Salomão Advogados. A verba arrecadada será destinada aos projetos executados no Bonsai Vidigal, no Rio de Janeiro, unidade que atualmente atende cerca de 80 crianças e adultos em situação de vulnerabilidade, com ações de inclusão por meio da arte, cultura, esporte e capacitação profissional, com seis atividades por semestre e mais de 340 pessoas impactadas.
Artista interdisciplinar brasileiro, Beto Gatti é um jovem cujo trabalho é reconhecido internacionalmente. Suas obras estão presentes em mais de 15 galerias espalhadas pelo mundo, incluindo locais renomados como Londres, Miami, Atenas e Portugal. Seu trabalho atraiu a atenção de galeristas e colecionadores, tornando-se objeto de desejo participando de feiras de arte prestigiadas, como a Art Basel em Miami, SP-Arte e ArtRio. Além da atuação nas artes visuais, também possui um histórico como fotógrafo de moda, colaborando com marcas de renome como Mercedes, L'Oréal e Wella, incluindo editoriais para revistas como Vogue e Harper's Bazaar, e a oportunidade de trabalhar com celebridades como Cristiano Ronaldo, Xuxa e Anitta, bem como marcas de prestígio como YSL, Mini Cooper e Royal Salute, além de outros projetos de destaque.
Para Samuel dos Santos, fundador do Instituto Cidades Invisíveis, o espaço “foi materializado por acreditarmos que o nosso trabalho pode contribuir na expansão dos nossos horizontes para fortalecer ainda mais as pessoas. O Rio de Janeiro é um caldeirão de cultura, energia, caos e harmonia que respira arte, cultura e estilo, e no Vidigal encontramos a nossa casa. A comunidade é sem dúvidas uma fábrica de talentos. As atividades iniciaram efetivamente em 2022 e já conta com mais de seis oficinas fixas que atendem adolescentes, jovens e adultos da comunidade, além de muitas extras. A ação do R.U.A, nosso projeto de Ressignificação Urbana e Artística, na pracinha da BCL, que fica dentro do Vidigal, foi um verdadeiro sucesso na comunidade. Atuamos com revitalização do espaço, horta, ações de sustentabilidade, graffiti, parquinho e outras benfeitorias”, completa. Atualmente são oferecidas atividades de dança, boxe, reforço escolar, educação financeira, inglês, roda de conversa com psicóloga no Papo reto e Papo Literário, customização e upcycling, e Yoga.
Autor(a): Rosiley Souza
Voltar