Psicanalista e Terapeuta Camila Custódio alerta para a prevenção com a saúde mental e emocional.
Janeiro Branco é uma campanha que convida as pessoas a refletirem sobre a saúde mental e emocional. O objetivo é fomentar o tema, promovendo a conscientização sobre a importância da prevenção ao adoecimento emocional, principalmente após um ano tão difícil - enfrentado por todos nós – em virtude da pandemia do Covid-19.
A especialista ressalta a importância da campanha e do tema. “A campanha Janeiro Branco
Com a virada do ano, é comum que as pessoas estabeleçam metas e objetivos para alcançar seus sonhos ou, de uma forma mais geral, melhorar sua qualidade de vida. Por isso, há também a simbologia do primeiro mês do ano em termos culturais de as pessoas estarem mais propensas a pensarem suas vidas, suas relações, suas condições de existência. ‘É como uma folha ou tela em branco, todos nós podemos nos inspirar a reescrever nossa história de vida”, diz Camila.
Também é importante salientar que após a virada do ano muitas pessoas sofrem de uma espécie de ressaca emocional que acontece quando nos damos conta que o ano mudou, as festas passaram, precisamos lidar com o resultado do desequilíbrio financeiro dos presentes de Natal - como forma de compensação emocional. Alguns lidam com a pressão de estar com os membros da família (e atender as expectativas de todos), as frustrações ocorridas ao longo do ano, e de repente, cai a ficha de que o ano mudou, mas continuamos os mesmos.
A terapeuta reforça a necessidade de fomentar a prevenção com a saúde mental e emocional “Nesse momento tão atípico, mais do que nunca se faz necessário o diálogo sobre a saúde mental e emocional, que historicamente foi tratada como um tabu na maior parte do mundo”, finalizou Camila.
*A campanha Janeiro Branco*
A campanha Janeiro Branco é similar ao Setembro Amarelo, Outubro Rosa e Novembro Azul. Criada em 2014 por um grupo de psicólogos de Minas Gerais, a campanha chega ao seu sétimo ano no Brasil com a proposta de um mundo no qual as pessoas tenham mais responsabilidade consigo mesmas e com as outras, já que uma humanidade mais saudável pressupõe uma cultura de saúde mental no mundo.
*A especialista*
_Camila Custódio é idealizadora do Consultório Emocional - @consultorioemocional nas redes sociais._
Camila é Assistente Social, Terapeuta de Família e Casal, Terapeuta Relacional Sistêmica, Psicanalista e Coach. Especialista em Gestão da Emoção, Consultora em Desenvolvimento Humano. Escreve sobre saúde emocional, relacionamento, empoderamento feminino para sites, revistas e blogs. Atende pacientes online de todo o Brasil e do exterior.
Autor(a): Alex Ferrer
Voltar