Entre tantas realizações que um designer de interiores pode sentir ao projetar uma reforma, a surpresa de seus clientes com o resultado final é um dos mais impactantes. Nesta residência em São José (SC), com inacreditáveis 450m² de área, Sandy Casagrande transformou antigos espaços a partir da integração.
A proprietária, em seu primeiro pedido à designer de interiores, queria um upgrade nos cômodos - alguns com disposição confusa - para receber amigos e familiares com mais conforto e elegância. Sandy atualizou o hall, o lavabo, as salas de TV e estar e a cozinha.
“Repaginamos todos os cômodos desde o hall alinhando cores neutras e sofisticadas como MDF brilhoso e porcelanatos marmorizados, assim como o mobiliário leve e elegante”, comenta a profissional.
Para ampliar os espaços ainda mais, o mosaico de espelhos ganhou protagonismo na sala de estar. Também em destaque, a parede suavemente verde com boiserie e uma lareira ecológica em um móvel revestido em porcelanato. E não menos impactante na composição, a luminária dourada foi instalada sobre o marmorizado do revestimento.
Surpresa das surpresas, antes impensável para a moradora, a integração da cozinha à sala de jantar se tornou indispensável na reforma.
Sandy relembra: "Quando pontuei as necessidades de integração dessa parte da casa para poder compor um projeto coerente, ela concordou e, após a execução do projeto, disse não ter imaginado como tinha ficado tanto tempo com a cozinha como estava”.
A sustentabilidade, principalmente na repaginação de ambientes já existentes, não foi esquecida neste projeto. Mesmo com a cozinha praticamente toda reestruturada, a pedra e o corpo do mobiliário - feito em madeira nobre - foram preservados.
Ao quebrar a parede e integrar a cozinha, Sandy projetou uma ilha com mosaico de pedra natural Versailles e, para destacar a iluminação, revestiu o teto em MDF. O brilho do tom natural desta estrutura contrasta com o acinzentado fosco da cozinha, garantindo a elegância desejada.
Outro cômodo que ganhou nova personalidade, o lavabo, também teve o reaproveitamento das louças, imprimindo mais um pouco desse pensamento sustentável. Para atualizá-lo, o papel de parede com brilho dourado bem sutil e cortinas e persianas novas.
Texto: Cristiano Santos para Casa de la Gracia Comunica
Fotos: Mariana Boro
Autor(a): Alex Ferrer
Voltar