Quarteto formado por alguns dos grandes virtuoses da música catarinense apresentam um concerto em homenagem aos The Meters, considerados tão “pais do funk” quanto James Brown. O Sexta Jazz AF | Especial The Meters será no dia 16 de setembro, às 20h, no Piso G3 (estacionamento) do Villa Romana Shopping, na Capital. A entrada é gratuita, vagas limitadas.
Formado em 1965, em New Orleans, nos Estados Unidos, os The Meters foram um dos primeiros grupos de funk instrumental, com músicas marcadas pelo improviso e por isso o som deles dialoga tanto com o jazz.
— Eles influenciaram outros grupos de funk jazz, como Herbie Hancock e The Headhunters, entre outros. Eles unem muito o groove de funk, o backbeat, com as raízes de jazz, como chamados grooves em second line — afirma Tiê Pereira, curador musical do projeto.
Para interpretar alguns dos clássicos dos The Meters, o Sexta Jazz AF terá um quarteto formado por Tiê Pereira(contrabaixo), Richard Montano (bateria), Cristiano Ferreira (guitarra) e Luciano Leães (piano).
Oito anos de Sexta Jazz AF
Promovido pela Aliança Francesa Florianópolis desde 2014, o Sexta Jazz AF se consolidou como um dos mais importantes projetos gratuitos de música instrumental da Capital.. A cada edição, os curadores convidam músicos importantes da cena musical de Santa Catarina e do Sul do país para concertos que homenageiam ícones do jazz mundial.
Na edição de setembro, o projeto será, mais uma vez, ponto de arrecadação de comida, roupas e brinquedos que serão doados às famílias em situação de vulnerabilidade social atendidas pelo Conselho Comunitário do Córrego Grande (CCCG). Para ajudar, basta levar alimentos não perecíveis, agasalhos e brinquedos novos ou usados em bom estado no dia do evento.
Para quem curte cerveja artesanal, haverá venda de chope no local. Também serão vendidos vinhos. Não é permitido entrar com bebidas.
O Sexta Jazz AF de setembro tem patrocínio da Prefeitura Municipal de Florianópolis, Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Florianópolis. Apoio cultural do Villa Romana Shopping. Produção da Marte Cultural. Realização da Aliança Francesa de Florianópolis.
Autor(a): Rosiley Souza
Voltar