François Muleka e Julianna Rosa de Souza lançam livros na Fundação Cultural BADESC

François Muleka e Julianna Rosa de Souza lançam livros na Fundação Cultural BADESC

               Na terça-feira, 13 de setembro, a Fundação Cultural BADESC, em Florianópolis, promove o lançamento de dois livros: “Precioso”, de François Muleka e “O Teatro Negro e as Dinâmicas do Racismo no Campo Teatral”, de Julianna Rosa de Souza. O evento é gratuito e começa às 18h.

               Natural de São Paulo e morando há 15 anos em Florianópolis, François, que é cantor, compositor e multi-instrumentista, faz sua estreia na literatura. “Escrevi este livro com a intenção de me tornar escritor. Faço-me escritor neste livro”, destaca o autor de “Precioso”.

François conta que a literatura entrou cedo na sua vida. “Nasci uma coisa, logo inculcaram-me dois nomes que são um, a tradução do outro: Francisco e François. Aos 22 de março de 1985 começou minha relação com as palavras e com a literatura e a poesia”, explica.

 

“Precioso”

               O autor conta que o livro é um misto de baú de curiosidades. “Nele estão registros de estudos neurocientíficos, caderno e diário de bordo com composições e cifras, letras e ilustrações diversas, além de exercícios poéticos”, compartilha François.

               “Precioso”, com 100 páginas, faz parte de uma espécie de suíte de trabalhos artísticos homônimos, entre eles um filme com o mesmo nome, que estreia em 25 de setembro na programação oficial do Florianópolis Audiovisual Mercosul (FAM) e de uma exposição de artes visuais com esculturas, pinturas e instalações, que foi apresentada em março de 2022 no Museu Meyer Filho, em Florianópolis, com curadoria de Vento Lima, Francine Goudel e Juliana Crispe.

               Para François, fazer o lançamento do livro de estreia ao lado da Julianna Rosa de Souza é uma grande alegria. “Estar ao lado da Julianna neste lançamento propicia um ambiente muito rico e promissor para escritores como nós”, enfatiza.

Dinâmicas do Racismo no Campo Teatral

               Julianna Rosa de Souza, natural de Florianópolis, vai lançar neste dia o livro “O Teatro Negro e as Dinâmicas do Racismo no Campo Teatral”.  Doutora em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e fazendo Pós-Doutorado em Estudos Culturais, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Julianna conta que a escrita faz parte da sua vida desde muito cedo.

“Como mulher preta e de periferia, fui internalizando a ideia de que para ser alguém na vida era preciso saber ler e escrever bem. Então, minha mãe, Marlene Rosa, fez uma alfabetização precoce em casa e com 4 anos já estimulava a escrita do nome, e reconhecimento das letras”, compartilha.

Julianna, que entrou na graduação em pedagogia aos 17 anos e dois anos depois

na Cia Vanguarda de teatro, destaca que foi neste período que ela começou a compreender a escrita e a cena como espaços de profissionalização.




Autor(a): Rosiley Souza



Voltar