O Coletivo Artesanal está de volta ao Shopping Itaguaçu nos dias 4 e 5 de maio, apresentando uma ampla variedade de produtos regionais e artesanais confeccionados por talentosos artesãos da Grande Florianópolis. A feira ocorre no Piso L2, em frente à loja Taco, proporcionando aos clientes uma experiência única de compras. Ainda no dia 4 de maio, no sábado, a Associação Nipo-catarinense também oferece Oficinas de Imersão da Cultura Japonesa, para toda a família, de forma gratuita.
Além de oferecer uma diversidade de produtos que vão desde acessórios femininos até decoração, cerâmica, plantas, biscoitos, saboaria, bebê reborn e mais, o Coletivo Artesanal destaca-se por ser um movimento que valoriza e divulga o trabalho manual dos produtores locais. Criado em 2019, o projeto foi criado para incentivar a produção regional, a economia criativa e a sustentabilidade, promovendo feiras e eventos que reúnem produtores e consumidores, criando uma verdadeira comunidade de troca e valorização do trabalho artesanal.
No dia 4 de maio, os visitantes terão ainda a oportunidade de participar das Oficinas de Imersão da Cultura Japonesa, que incluirão atividades como escrita do nome em japonês, mametsukami (como utilizar o hashi), kitsuke (como vestir o kimono do verão japonês), origami básico, mangá e desenho, cerimônia do chá, kamishibai (contação de história) e apresentação de shamisen e shodo (caligrafia japonesa). As atividades ocorrem a partir das 12h no corredor da expansão, próximo ao restaurante Coco Bambu, no Piso L2.
Conta a história que os japoneses começaram a formar colônias agrícolas em Santa Catarina a partir de 1961, buscando um lugar para se fixarem e viverem do cultivo da terra. Mas foi somente em 1983, que a Associação Nipo-Catarinense foi fundada, e desde então desempenha um papel fundamental na divulgação da cultura japonesa no estado, promovendo cursos, palestras e exposições para estimular o ensino da língua e compartilhar os valores e tradições nipônicas.
O shopping Itaguaçu tem o compromisso de levar entretenimento e lazer ao seu público. Há 41 anos faz parte da vida dos que passam pelos seus corredores, levando ensino, arte e diversão.
PROGRAMAÇÃO:
12h às 16h: Oficina de escrita do nome em japonês, oficina de mametsukami (como utilizar o hashi) e oficina de kitsuke (como vestir o kimono do verão japonês)
12h às 14:30h: Oficina de origami básico (dobraduras em papel)
13h às 16h: Oficina de mangá e desenho
13h30: Cerimônia do chá
14h30: Kamishibai (contação de história)
15h: Apresentação de shamisen
15h15: Oficina de shodo (caligrafia japonesa)
Autor(a): Rosiley Souza
Voltar