"Fábrica de Leitores" leva histórias para mais de 8 mil crianças e professores de escolas públicas de SC

Realizado pela Marte Cultural, a Fábrica de Leitores tem o objetivo de transformar a educação por meio da contação de histórias e do teatro imersivo para as crianças do 1º ao 5º ano do ensino fundamental de escolas públicas de SC. De maio a agosto de 2024, o projeto passou por 12 cidades catarinenses, chegando a 8,3 mil crianças e professores em 101 escolas públicas. Também foram gerados 45 empregos por conta do projeto.

 

O projeto já tem planos de expandir para outros estados como São Paulo e Ceará. O objetivo do "Fábrica de Leitores" é levar arte para as crianças de forma que elas não apenas assistam apresentações, mas que também criem e participem ativamente, se tornando as protagonistas da narrativa. Esta experiência interativa não só encanta, mas também estimula a criatividade, o pensamento crítico e a expressão pessoal dos alunos, tornando a aprendizagem uma aventura instigante.

 

"Estamos muito felizes com o resultado da Fábrica de Leitores. Ao levar teatro e literatura para os pequenos, contribuímos para a formação de público e ajudamos a despertar interesse pelas artes no geral", declara Tailor Morais, que assina a coordenação geral da proposta.

 

O teatro imersivo e as aventuras de aprendizagem

 

Seguindo a metodologia "Aventuras da Aprendizagem", idealizada pela Platô Cultural, o projeto mistura teatro, literatura e pedagogia, além de fazer as histórias ganharem vida. Cada conto é uma jornada repleta de aprendizados, incentivando a criatividade e aprendizado, o pensamento crítico e a expressão pessoal. "Nossa intenção é provocar nos alunos a sensação de que o mundo à sua volta é mágico, lúdico e - principalmente - participativo. É um mundo onde é possível imaginar outras possibilidades e narrativas e que, portanto, pode ser transformado", afirma Francine Kliemann, diretora geral e artística do projeto.

 

A Fábrica de Leitores é um projeto realizado por meio do Programa de Incentivo à Cultura, o PIC, do Governo do Estado de Santa Catarina, aprovado pela Fundação Catarinense de Cultura. Conta com os incentivos da Celesc, Havan e Bistek. Tem como co-incentivadores a Metalúrgica Spillere e Lunelli. A realização é da Marte Cultural, com a idealização da experiência da Platô Cultural. Para mais informações sobre a "Fábrica de Leitores", visite o site oficial do projeto. 



Autor(a): Rosiley Souza



Voltar